O anúncio da vinda do Metro à Portela em Julho de 2009, como se previa, não passou de mais uma rábula eleitoralista do PS, confirmando-se agora que, pelos menos no médio prazo, essa solução está completamente fora de questão. Aliás logo à partida era pouco credível que o Metro de Lisboa fosse gastar 122 milhões de euros para fazer um ramal da linha Vermelha para a Portela e Sacavém quando pouco tempo antes se tinha recusado a desviar umas centenas de metros o percurso de Moscavide ao Aeroporto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyv3v1bGGlMLiaix_3KgkhD8EIxhh9qVx_VbHMiS22qOi8Z4dtsM9pZQVtJYRXN_Qtc_13V-kswR1ORYgSlLKoAEXSGELf0gFbwBPbXASDsN_CiixuPJc73v0pUNLdedyMYtqwsM1-gGf-/s320/ma2.jpg)
O que não se compreende é que a extensão da linha Vermelha ao Aeroporto não inclua uma paragem na Portela, onde iria servir uma população de 15 000 habitantes, todos concentrados numa pequena área de menos de 1 km2. O desinteresse da Câmara PS de Loures terá sido sem dúvida um factor de peso a obstar a concretização dessa antiga aspiração dos portelenses, desde sempre a braços com dificuldades de transportes públicos de ligação a Lisboa.
Chegados aqui, e não se vislumbrando nos próximos tempos a hipótese da vinda do Metro à Portela, será talvez melhor começar já a pensar em qual a melhor maneira de assegurar a ligação da Portela à linha Vermelha do Metro que irá ter duas paragens aqui próximo, uma em Moscavide, e outra na Encarnação, e que se espera entrem em funcionamento em 2012. A Linha Vermelha, por ter um traçado que cruza as outras três linhas do Metro, proporciona o rápido acesso a grande parte da cidade de Lisboa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdqW0eE5SJC1GtXLu4ZmW4z39w5LuaFajEOtrlulQjHx3UlEmYBYlRc6JqePxqhV92uj7a_flWUES7ckc7j7dZicZZJNAKKsIRVzU84_AiRnW81a2xwle7UN9AyRGGijwxbx2nKLZh7ZSv/s320/redemetro2.jpg)
Actualmente a Portela dispõe de duas ligações rodoviárias a Moscavide, a carreira o 728 da Carris, e mais recentemente o Rodinhas, mas qualquer delas, para este efeito de ligação ao Metro, apresenta desvantagens que não são de somenos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPCQ_iEG2C-qItvy8CjzSSNc56PnweejgSgwD45moyQjdlqyg4jTxv2xRqzsHL9Zk9gdOa77LYR2FbACW8qryE0_UM809X10IkOXk1XyEO9BflGRZoBfBPI-KRhxRduyg50YaQ6k_Bbj5n/s320/rodinhas.jpg)
Por exemplo, não seria de todo praticável coordenar a frequência do 28 com a do Metro, e o Rodinhas por não estar integrado no Passe combinado L1 da Carris/Metro, representaria uma despesa significativa para quem se desloca diariamente para Lisboa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjILDAkcIQ6_uKIkxtM_xEM7WiR4Ygqh9WF45bMyOaLJGLpZ4x0R29OUsZk-qvC2-YEqQrGlsVhyiHzCaCeEgFjFmeT82eodBhcsW-3VE0miN5l86718Nlu0IvhxdvCtrcYC3gM6xoGQnOT/s320/Mini+bus+-+Desde+1993.jpg)
Mais conveniente poderia ser uma carreira tipo minibus da Carris, coordenada com os horários da linha Vermelha do Metro, com o percurso do Rodinhas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg87uZVaebGI_ny9d5903OCxa_taLIY9NiEM5HSrKpTZGLUS6SfStnZbCCrHHyyo6SYZjpRnN2TxFhdnRatYV1MEiBfxm3MwYjXwyp0I9UKgTJJUIrtQWGJlF8q9Kv9wd_swHOrmm-Tw5y9/s1600/rod.jpg)
Em vez de deixar tudo para a última, o que por vezes inviabiliza que se concretizem as melhores soluções, não será de começarmos já a pensar como tirar o melhor partido da passagem do Metro próximo da Portela? A palavra principal deve pertencer aos moradores do Bairro, mas espera-se também que os responsáveis autárquicos, na Junta de Freguesia e na Câmara de Loures, se empenhem nesta questão tão importante para o dia a dia dos que aqui moram.
E uma passagem num tunel com passadeiras rolantes ao longo do caminho? EM Seoul vi passsagens destas em distâncias muito maiores...
ResponderEliminare o cú lavado com água de malvas?
EliminarO meu homónimo anónimo revela-se mais um especialista em higiene que em mobilidade urbana - área da qual, pelo comentário, tem um entendimento absolutamente peco. .
EliminarGustavo,
ResponderEliminarFiz um post com a sua sugestão, aqui:
PORTELA: LIGAÇÃO À ESTAÇÃO DE METRO DE MOSCAVIDE.