terça-feira, 16 de agosto de 2011

PORTELA: LIGAÇÃO À ESTAÇÃO DE METRO DE MOSCAVIDE.


Na caixa de comentários do post Já que o Metro não vem à Portela... Qual a melhor maneira de ligar a Portela ao Metro? o nosso vizinho GNL deixou uma sugestão realmente pratica, eficiente, e amiga do ambiente para fazer a ligação da Portela à estação de metro de Moscavide: um tapete rolante em túnel.

Diz-nos Gustavo Neves-Lima que no Metro de Seoul viu tapetes rolantes mais extensos do que aquele que seria necessário para fazer a ligação da Portela à estação de metro de Moscavide, e muitos de nós já vimos também ligações por tapete rolante realmente bastante longos. Para melhor poder avaliar do que se está a falar neste caso, medi, com a ajuda do Google Maps, a distância que vai da estação da rua João Pinto Ribeiro em Moscavide ao Jardim Almeida Garrett da Portela, que, em linha recta, se fica por um pouco menos dum quilómetro, à volta de 900 metros.

Claro que uma solução destas teria custos iniciais relativamente elevados, mas a longo prazo talvez até fosse mais económica do que a ligação por transporte rodoviário. Os custos podiam ter a contrapartida do diferencial entre o passe L aplicável a Moscavide e o L1 aplicável à Portela. O controlo dos bilhetes e passes poderia ser feito à saída/entrada do tapete rolante na própria estação de Moscavide.

Como já se referia no post Metro e interface rodoviário em Moscavide: Melhorar a mobilidade na parte oriental do concelho de Loures, numa altura em que já não falta muito para a entrada em funcionamento da extensão da linha Vermelha do Metro, o que nos parece importante é que, aproveitando as ideias já adiantadas e outras que certamente surgirão, os moradores da Portela e os seus representantes autárquicos, da Junta de Freguesia e da Câmara de Loures, procurem em conjunto com as empresas de transporte (Metro e/ou Carris) uma solução pratica, eficiente, e exequível, que contribua para melhorar a mobilidade dos que aqui moram.

1 comentário:

  1. A pé é cerca de 1,5 km. Para que é que queres um túnel, com um investimento elevadíssimo, para quilometro e meio? Assim sendo, todas as áreas a menos de 1,5 km de uma estação de metro deveriam ser servidas por túnel, para ir em linha recta. Vai a pé!

    ResponderEliminar