terça-feira, 23 de agosto de 2011

BARRADO NO CINCO DIAS
(A propósito da nomeação dum blogger do 5 Dias para o Gabinete do ministro Relvas)


Para que fique claro, não me estou a queixar. Tem o Cinco Dias todo o direito de não publicar os comentários que entender, como eu tenho todo o direito de aqui falar nisso. No Essência também não publicamos tudo, embora na propria caixa de comentários anunciemos que não publicámos e indiquemos a razão, normalmente por linguagem ofensiva e/ou acusações graves não fundamentadas contra terceiros.

Mas vamos aos factos que estão na origem da coisa. Tomei conhecimento através deste post do 5 Dias que um dos seus mais destacados autores foi nomeado para o Gabinete do ministro Relvas, aparentemente para um daqueles lugares de spin habituais nos Gabinetes dos ministros de maior peso político. A si a coisa não o surpreende? A mim surpreendeu, daí ter lá deixado este comentário (que foi publicado) de 3 letras: "WTF?".

A seguir o próprio visado faz também um post sobre o assunto, e é em resposta ao dito colaborador do Gabinete do ministro Relvas num comentário em que afirma "vou servir a função pública (...) deveria recusar em nome de quê?", que deixei o seguinte comentário não publicado (citação de cabeça) :

"Vai servir a função publica? É que a ideia que fica é que vai colaborar na propaganda do Governo. Se for este o caso pela minha parte, por razões óbvias, só faço votos para que a coisa lhe corra o pior possível. Em qualquer dos casos, se se sente bem no papel, acho que não há de facto nenhum motivo para recusar".

Concordo que o comentário possa ser desagradável para o visado, mas não vejo francamente motivo para ser barrado, até porque como digo (sem ironia) no comentário, e aqui mais miudamente reafirmo, não vejo nada de ilegal ou imoral na nomeação ou na aceitação do cargo. Como também não vejo que alguém possa ficar ofendido por, pela minha parte, fazer votos para que a propaganda do ministro Relvas seja o mais ineficaz possível.

5 comentários:

  1. Dédé,
    Eu quando soube não fiquei como o gato, mas quase. Enfim é como dizes se ele se sente bem a ajudar o Relvas a lixar a malta, é lá com ele. Também espero que o faça de forma tão inábil como enfrentou esta questão aqui na bloga.
    Mas é triste ver algum do pessoal do 5 Dias, enredado naquelas desculpas patéticas.

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal o que é que quer dizer WTF?

    ResponderEliminar
  3. Em Inglês: What the fuck? Em Português: Mas que raio de porra é esta?

    ResponderEliminar
  4. Cara Dédé, lamento o que se passou com o comentário. O post é meu e não me recordo de ter visto esse comentário. De qualquer forma admito que houve tantos comentários insultuosos e que muitos foram apagados. O seu pode ter caído num arrastão de limpeza. Mas, sinceramente, não o li.
    tms

    ResponderEliminar
  5. tms,
    O comentário que deixei no seu post NÃO foi apagado, está aqui:
    http://5dias.net/2011/08/22/viva-o-xix-governo-pim/comment-page-1/#comment-204763
    O que foi barrado foi o comentário que deixei neste post do AF:
    http://5dias.net/2011/08/22/o-homem-do-punho-de-ferro/comment-page-1/#comment-204798
    Mas não há crise, estamos na bloga :)

    ResponderEliminar