domingo, 14 de agosto de 2011

Motins em Inglaterra
CRIME, CASTIGO, E VINGANÇA.


Como talvez já tenham visto nas notícias as Magistrates Courts (tribunais de pequena instância em Inglaterra) têm andado atarefadíssimas a julgar todos os detidos no decorrer dos motins, os identificados através das câmaras de vigilância (ubíquas em Londres e outras cidades do reino) ou denunciados pelos vizinhos.

Os julgamentos não se restringem a quem agrediu e pilhou, incluem igualmente outras casos como o de Ursula Nevin, jovem mãe de 2 crianças, que não só não participou nos motins como nem andou por lá perto, condenada a 5 meses de prisão por ter aceite um par de calções roubados nas pilhagens por outro hóspede da casa onde vive.

Claro que na mesma Inglaterra quando se trata de cidadãos respeitáveis a bitola da Justiça é radicalmente diferente, por exemplo nem um único beneficiário do saque ao dinheiro publico conhecido como expenses scandal chegou sequer perto dum tribunal, quanto mais ser condenado, apesar das importâncias envolvidas serem muito superiores a milhares de pares de calções.

Sob o manto diáfano da Justiça, o que está a acontecer nas Magistrates Courts, vai muito para além de sancionar quem cometeu ilícitos, trata-se sim duma vergonhosa vingança do Poder sobre os amotinados deste Agosto de 2011, tenham eles incendiado, agredido, roubado um par de sapatilhas, ou apenas vindo para a rua exprimir o seu descontentamento e revolta.

Dos casos ouvidos até ontem nas Magistrates Courts, dos acusados de crimes violentos 60% ficaram em prisão preventiva quando a média de prisões preventivas nestes casos é de 10%. No total dos ouvidos 50% ficaram igualmente em prisão preventiva, sendo que a média de preventivas nestes tribunais é de apenas 3,5%.

Entretanto a Câmara Tory de Wandsworth, com o apoio do 1º ministro David Cameron, entregou na passada 6ª feira a primeira (de muitas que se vão seguir) ordem de despejo da habitação social à mãe dum jovem de 18 anos acusado de comportamento violento e roubo mas ainda não julgado.

Mais uma vez não se trata dum caso isolado, outras Câmara estão também a preparar ordens de despejo para famílias de jovens envolvidos nos motins, não se sabendo ainda se tal como no tempo dos Távoras a vingança atingirá todos os membros da família até ao 3º grau, ou se apenas querem despejar os parentes mais próximos.

1 comentário:

  1. Então e quantos pares de calções dará 147 500 euros? Exacto o guito que Cavaco beneficiou com as acções do BPN.

    ResponderEliminar