sábado, 16 de outubro de 2010

3 milhões nas ruas contra Sarkozy
E atenção, a idade da reforma em França não é, como por aí se pensa, aos 60 anos.


Provavelmente, tal como eu e muitas pessoas com quem tenho falado sobre isto, também está convencido/a que a idade da reforma em França é os 60 anos e que o Governo Sarkozy agora a quer aumentar para os 62 anos.

ERRADO, a idade normal da reforma em França é aos 65 anos e Sarkozy agora quer aumenta-la para os 67. Os 60 anos, que ouvimos e lemos nas notícias, é a idade mínima a partir da qual o trabalhador pode requerer o equivalente à nossa reforma antecipada (com penalizações pesadas), ou do direito à reforma para os trabalhadores que têm pelo menos 40,5 anos de trabalho e descontos.

"Pela quinta vez, os franceses manifestaram-se contra esta reforma impopular que visa aumentar a idade mínima da reforma dos 60 para os 62 anos", diz por exemplo o Expresso, o que até é verdade. A questão é que não fala do aumento da idade normal da reforma dos 65 para os 67 anos, e assim ficamos com a ideia que em França a reforma é aos 60.

Este tipo manipulação a que a comunicação social recorre, quando não mente descaradamente, em quase tudo o que diz respeito aos trabalhadores, ou à esquerda, é o que se chama ser económico com a verdade, ou seja, uma modalidade sofisticada da bem conhecida filha-de-putice.

Sem comentários:

Enviar um comentário