quinta-feira, 5 de maio de 2011

OS PARABÉNS SÃO PARA O KARL, AS PRENDAS PARA OS LEITORES.


No dia 5 de Maio de 1818, faz hoje 193 anos, no nº 664 da Brückergasse em Trier, Alemanha, nascia o menino Karl Heinrich Marx que, depois de crescido, entre tantas outras coisas importantes, nos disse que "Os filósofos até hoje limitaram-se a interpretar o mundo. Eu quero mudar o mundo” .

E se mudou o mundo! É impossível olhar para a História do século XX sem ver a profunda e radical influência das ideias de Marx e da acção daqueles que trilharam na pratica os caminhos que o seu pensamento abriu. E, sem arriscar muito, acho que o mesmo dirão os nossos bisnetos, trinetos ou tetranetos, quando no século XXII olharem para trás, para o nosso século XXI, apesar deste seu nada auspicioso começo.

Ler Marx, estudar Marx, é cada vez mais uma tarefa inadiável para quem está mais que farto desta descida em queda livre às profundezas do inferno do capitalismo neo liberal, e acredita que um outro mundo, sem exploradores nem explorados, à medida da dignidade e aspirações humanas, é possível, necessário, e urgente.

E é aqui que entra a prenda para os leitores (em formato EPUB para o iPad, e em formato PRC para o Kindle), meia dúzia de eBooks (livros electrónicos) de obras chave de Karl Marx:


Nota 1: Clicar para fazer download. Os eBooks estão disponíveis no Marxists Internet Archive, e na sua secção em Português, Arquivo Marxista na Internet, faltando por enquanto alguns LINKS que devem ficar disponíveis até ao fim da semana.


Nota 2: Pode ler estes eBooks no seu computador com um software, grátis, de leitura de eBooks. Clique num dos Links a seguir para fazer o download dos utilitários KINDLE ou STANZA.

1 comentário:

  1. Logo os livros em português e que haviam de faltar. Volto ca para o fim de semana, não se esqueçam de por os links

    ResponderEliminar