terça-feira, 17 de maio de 2011

ROBIN HOOD AO CONTRÁRIO
A Taxa Social Única é parte do salário, reduzi-la é tirar dinheiro aos trabalhadores para o bolso dos patrões.


A Taxa Social Única é a parte do salário dos trabalhadores que os patrões entregam (quando não ficam a dever) à Segurança Social, para o pagamento das pensões, subsídio de desemprego, e outras prestações sociais que, ao contrário do que muita gente pensa, não saem do dinheiro dos impostos mas das contribuições originadas pelo nosso trabalho.

Num país que já tem os mais baixos salários da Europa, com a solução de substituir parte das receitas da Taxa Social Única pelo aumento do IVA está-se a meter mais dinheiro nos bolsos dos patrões, tirando-o aos trabalhadores que vão passar a pagar duas vezes, agora também através do IVA.

Se o objectivo é melhorar a competitividade da economia portuguesa, porque não se reduzem os custos dos outros factores de produção (energia, transportes, etc.), e/ou se melhora a eficiência da sua utilização? Porque não se investe na criação de produtos e serviços de maior valor, tirando partido das acrescidas qualificações da nossa juventude?

A redução da Taxa Social Única, para além dum descarado roubo a quem trabalha, é ainda a confirmação da escolha em aprofundar o modelo económico que a burguesia caseira e os investidores beduínos sempre impuseram a Portugal: uma economia baseada em baixos salários e cada vez mais dependente, até para comer, das importações.

Mas das troikas, de fora (FMI/UE/BCE ) ou caseira (PS/PSD/CDS), para além deste presente sombrio só podemos, garantidamente, contar com um futuro ainda mais negro. Sem fascismos que possam desculpar a apatia e submissão generalizadas a este tipo de medidas, permitir que as coisas continuem por este caminho é também culpa nossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário