sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Freguesia do Parque das Nações, a Assembleia Municipal de Loures, o CDS, Marx, e o preço do metro quadrado.


Como foi anunciado aqui no blog realizou-se ontem uma Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures, com o ponto único Alteração dos limites, território e população do concelho de Loures – Análise da situação e proposta(s) de atuação.

Posições convergentes no repudio à forma golpista, desonesta e trapalhona como o PSD e PS (nas palavras dos que não querem assumir o que os seus partidos fazem, o Parlamento) conduziram o processo de aprovação da lei que cria a Freguesia do Parque das Nações incluindo parte do território de Moscavide e Sacavém.

Posições divergentes quanto à questão de fundo, ou seja à criação da freguesia do Parque das Nações da Matinha ao Trancão. CDS e BE a favor (coerentes com a apresentação de projetos dos seus partidos nesse sentido na AR), PS e PSD contra na  Assembleia Municipal, mas a favor na AR, e CDU com uma só cara, contra na Assembleia Municipal e contra na AR. 

A argumentação andava à volta dos grandes princípios, até que o representante do CDS, visivelmente agastado com alguns remoques às posições do seu partido (abster-se, na AR, numa situação que agora denunciava como grave), decidiu cair na real, chamar o boi pelos nomes, e numa curta intervenção de clara inspiração marxista, salientou a base económica da questão, ou seja a diferença entre o preço do metro quadrado na parte do Parque das Nações que pertence a Loures, mais baixo, e o preço do metro quadrado na parte de Lisboa, obviamente mais elevado.

Preço do metro quadrado que também nos ilumina sobre a razão que deve ter levado a estender o limite poente entre o Parque das Nações e os Olivais da linha de comboio para a Av. Infante Santo, ou seja, o preço do metro quadrado de todo aquele território à espera de especuladores imobiliários, que terá um valor bem mais apetecível se em vez de Cabo Ruivo se chamar Parque das Nações.

Preço do metro quadrado que tem sido o verdadeiro líder da politica de Urbanismo nas  últimas décadas deste nosso alegado regime democrático.

3 comentários:

  1. É a Economia, estúpido.

    ResponderEliminar
  2. Pois, a questão do preço do metro quadrado em Lisboa e Loures também é uma das questões que me preocupa, mas no sentido inverso, uma vez que habito na faixa dos Olivais que pretendem "trasladar" para o concelho de Loures.
    Se a minha casa passar a valer por exemplo menos 5000€, alguém se irá preocupar com isso além de quem lá habita?
    Esta preocupação junta-se ao facto de provavelmente o meu agregado familiar ser forçado a deixar de utilizar o Centro de Saúde dos Olivais e a médica de família que nos acompanha há muitos anos; os meus filhos serem forçados a deixar de frequentar a escola nos Olivais; entre outras preocupações que aparentemente serão pouco importantes para os políticos que nos representam...

    ResponderEliminar
  3. Dos "políticos que nos representam", NÃO, que eu NUNCA votei no PS ou no PSD.
    Talvez dos políticos em que o Bargão votou. Olhe, se foi o caso, não reincida.

    ResponderEliminar