sábado, 30 de junho de 2012

BARCLAYS: APANHADO COM A BOCA NA BOTIJA A MANIPULAR AS TAXAS EURIBOR.


Aposto que a maioria do pessoal que tem empréstimos indexados à taxa Euribor (Euro Interbank Offered Rate), pensa que se trata duma taxa fixada por uma qualquer instituição oficial tipo Banco Central Europeu ou Comissão Europeia.

Contudo não é isso que se passa, as Taxas Euribor são calculadas como a média das cotações dadas para operações interbancárias pelos bancos dum painel. O painel é actualmente constituído por 43 grandes bancos, a maioria da Eurozona, incluindo a portuguesa Caixa Geral de Depósitos.

Claro que as cotações fornecidas diariamente, por cada um dos bancos do painel, refletem os interesses da Banca, e não propriamente os do funcionamento da chamada economia real.

E como é habitual no sector financeiro, que se puder ganhar 100 não se fica por um lucro de 10, a tentação para manipular o sistema é grande, e só muito raramente esses cambalachos são punidos.

Mas mesmo com regras que quase tudo permitem, e autoridades reguladoras criadas para defender os interesses daqueles que seriam supostas vigiar, mesmo assim há sempre quem ultrapasse os elásticos limites, e muito de vez em quando é apanhado com a boca na botija, como agora aconteceu ao Barclays multado em 290 milhões de libras (350 milhões de euros) por "graves e generalizadas violações das regras da City relativas à Libor e Euribor".

Sem comentários:

Enviar um comentário