domingo, 6 de janeiro de 2013

CRISE DO LIXO NO CONCELHO DE LOURES
No que dão as politicas erradas e a incompetência da Câmara PS de Loures.


Há já algum tempo que a recolha de lixo no concelho de Loures se vinha a detiorar, mas nas ultimas semana a situação agravou-se com imagens como a da foto a multiplicarem-se por todo o concelho.

No entanto, quando no passado dia 27 de Dezembro na Assembleia Municipal o Presidente da Câmara e do SMAS foi questionado sobre o que se estava a passar, nomeadamente  no que se referia ao elevado numero de viaturas de recolha de lixo avariadas, na sua costumada arrogância e sobranceria anti-democrática apenas se dignou dizer: "Os carros do lixo, não fui eu quem os avariou"

Pelos trabalhadores do SMAS de Loures vamos sabendo que há cerca de 40 viaturas de recolha do lixo paradas, algumas com problemas menores que poderiam ser fácil e rapidamente resolvidos, e que, por exemplo,  numa das noites da semana passada 20 motoristas ficaram parados no Juncal por não terem viaturas disponíveis para fazer a recolha do lixo.

Mas em vez de tomar medidas, nalguns casos simples e baratas, para pôr as suas viaturas a funcionar os SMAS aproveitam para ir dando uns serviços à SUMA empresa de saneamento do Grupo Coelhone, perdão Grupo Mota-Engil, a quem, pelo que se lê nas redes sociais, estará a pagar 600 euros por noite/viatura.

O que se passa com a recolha do lixo é mais um exemplo, para além da incompetência, das politicas erradas da Câmara PS de Loures, que ao longo dos últimos 12 anos tem deixado degradar equipamentos e serviços, o que habitualmente numa segunda fase serve de desculpa para a entrega de serviços, como o saneamento ou a água, aos privados, com o consequente e inevitável aumento de preços para os munícipes.

Em ano de eleições autárquicas será bom que os munícipes de Loures dêem um pouco mais de atenção ao que por aqui se passa, se envolvam activamente na discussão do que queremos para o nosso concelho, e que no próximo Outubro a decisão do voto não se fique pela fidelidade ao partido,  mas seja o resultado duma avaliação séria e reflectida de quais as propostas e equipa que melhor poderão responder aos problemas e aspirações das pessoas que por aqui vivem e trabalham.

Adenda
E enquanto os serviços se degradam, a factura dos SMAS nos últimos dez anos DUPLICOU.

4 comentários:

  1. O inenarrável Teixeiroso teve que recorrer à SUMA porque parece que já não tem mais familiares a que atribuir a responsabilidade da manutenção das viaturas camarárias.

    ResponderEliminar
  2. e passado as eleiçoes foi se embora o teixeiroso veio o bernardoso e a SUMA contina a mamar contratos uns atrás dos outros

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não há soluções mágicas. O estado de degradação dos SMAS e o avançado processo de privatização em Odivelas, não permitiram soluções imediatas.
    Primeiro foi necessário convencer Odivelas a fazer marcha atrás, desistir da privatização e participar nos SMAS, agora SIMAR.
    Em seguida, sem o espectro da destruição do SMAS a curto prazo, foi possível começar a tomar medidas: foram lançados concurso (que levam tempo, é da lei) para pessoal e equipamento.
    Então o SIMAR estará em condições de prestar um melhor serviço aos munícipes e de não ter de recorrer a terceiros.

    ResponderEliminar
  4. Bom o tempo passa e nada muda... a SUMA continua a ter nos SIMAR um dos seus melhores clientes! Viaturas com pouco mais de três anos imobilizadas por falta de manutenção, motoristas parados todos os dias (por vezes o número é de dois dígitos) por falta de viaturas. A recolha selectiva e orgânica parada é uma das actividades mais penalizada....
    Se o J EduardioBrissos não acredita é simples, passe no local e constate! E a a juntar a isto ainda existem muitos acidentes profissionais, dos quais já se lamenta uma morte e outra "anunciada"! É simplesmente inacreditável o estado de degradação a que chegou a DRU... é fruto, no mínimo, de muita incompetência

    ResponderEliminar