segunda-feira, 4 de julho de 2011

NUNO CRATO E AS AULAS DE MACACADA
Que nunca percebeu a ideia, diz o professor. Talvez por ser uma "ideia" que só existe na cabeça dele?


"Por isso é que eu nunca percebi muito bem essa ideia de que as aulas para serem divertidas têm de se fazer umas macacadas e tem de se perder muito tempo a fazer umas coisas inúteis, que é melhor não fazer horários e que preciso dar lugar à espontaneidade, e que para o ensino ser interessante é preciso deixar os alunos descobrir por si as coisas de forma totalmente espontânea. Nunca percebi essa ideia.", diz, segundo a TV Ciência, o ministro Nuno Crato numa visita ao Bombarral.

Será que Nuno Crato já interiorizou a ideia de que é boa altura para passar a outros o papel de Grilo da Nação? Que agora é ele o tipo que se senta na cadeira de Ministro da Educação, e que é capaz de não ser boa política estrear-se a chamar macacos aos colegas de quem é agora o responsável máximo?

3 comentários:

  1. Wrong!

    Os colegas não se ofendem pois sabem que não é a eles que Crato chama macacos, mas sim aos que, nos últimos anos, incutiram esta ideia da escola de brincar.

    ResponderEliminar
  2. Então se ele achasse que isso não era problema, que não havia professores a fazer macacadas, porque carga de água é que anda a falar nisso?

    Não há problemas nas Escolas de que valha a pena falar? Ou é só porque é mais divertido falar de problemas que não existem, e meter os que existem debaixo do tapete?

    ResponderEliminar
  3. era preciso primeiro definir o que é "macacada" nas aulas...
    Sim porque se por "macacada" se entende uma escola não centrada apenas e só em transformar pessoas em carneirinhos para alimentar fileiras de produção então se calhar por "macacada" devemos entender um ensino que, durante décadas formou energúmenos que ascenderam ao poder (formados em escolas não macacas) e que conduziram a economia e o país à situação em que se encontra hoje.
    Estes "macacos" tão bem formados que eles foram e mesmo assim não conseguem resolver estes problemas??? - Mas andaram em escolas em que não havia "macacadas" e por isso, lá está, como são melhores que os outros, as "macacadas" que fazem são "macacadas" eruditas.
    Fosse o ensino mais virado para a exploração daquilo que são as reais capacidades dos indíviduos e concerteza estaríamos melhores. Ou acha o senhor ministro que quando vai ao teatro (se calhar não vai) os "macacos" que lá estão, e que concerteza não andaram na escola da "macacada-matemática" onde ele andou, são menos que ele??

    ResponderEliminar