sábado, 2 de julho de 2011

CROMOS DO NEOLIBERALISMO TUGA
O Abominável César das Neves explica porque fugir aos impostos é bom para a Economia.


"O sucesso no combate à evasão fiscal foi a pior coisa que aconteceu à economia portuguesa nos últimos anos ", diz hoje no Expresso um dos expoentes do neoliberalismo tuga, o mediático César das Neves, acrescentando de seguida "ainda bem que há criatividade para fazer funcionar a economia paralela".

É evidente que o professor das Neves, não se referia aos impostos dos trabalhadores que esses sempre foram cobrados até ao último tostão, ou cêntimo, mas a medidas de combate à evasão fiscal que estão, muuuiiito lentamente, a ir buscar algum àquele pessoal que sempre se baldou a pagar impostos.

Pela minha parte, habitual comprador de tshirts e cuecas na Feira do Relógio, vou seguir o conselho do professor César das Neves e continuar a dar o meu contributo à economia paralela, mas acho que as queixas do professor têm mais a ver com a preocupação da possibilidade de se querer cobrar à Banca taxas iguais à que paga o Sr. Januário da mercearia da esquina, de taxar as mais valias das ações, de se acabar com isenções fiscais que permitem às grandes empresas passar por entre as chuva dos impostos sem se molhar, etc. etc.

Mas não esteja o professor das Neves preocupado que o Pedro, e os cromos do neo liberalismo tuga que levou para o Governo também partilham o seu ponto de vista de que devem ser apenas os trabalhadores a pagar a Crise.

E se falhar a receita de serem só os trabalhadores a pagar impostos, se o trabalho forçado que o Pedro quer impor aos desempregados e a quem recebe RSI também não resultar, há sempre a alternativa de voltar aos tempos da escravatura, não é professor das Neves?

1 comentário:

  1. Como já diziam no século XVIII, "laisser faire, laisser passer".

    Fernando Torres

    ResponderEliminar