quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Seara Nova | rejuvesnece aos 90


A Seara Nova fez em 15 de Outubro 90 anos. É um caso sério dos meios de comunicação social portugueses. Porque resistiu às investidas do fascismo e da censura. Porque reuniu sempre alguns dos mais relevantes intelectuais do país. Porque se manteve fiel a princípios essenciais do jornalismo, da democracia, do progresso, da cultura.

A edição 1717 do Outono de 2011, recentemente chegada às bancas, não apenas dá conta desse percurso único, como apresenta artigos de enorme valia informativa e reflexiva.

Para além de um programa de comemorações que já teve início com elevada adesão, com a realização da Conferência Seara Nova "O projecto seareiro", de assinalar a presença desde agora em www.searanova.publ.pt e no Facebook.

Permita-se-me o desafio de propôr a revisitação a quem já conhece e a descoberta a quem ainda não conhece. Vale a pena dispôr de uma alternativa jornalística e culturalmente consistente aos sofríveis títulos, vulgares nas bancas.

1 comentário:

  1. De saudar esta tentativa de dar um novo fôlego a uma instituição que desempenhou, em diversas fases da sua história, um papel tão importante na vida cultural portuguesa, no debate dos grandes temas da nossa sociedade, e na formação das novas gerações.

    ResponderEliminar