segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MOSCAVIDE, Capital Regional da Cultura.


Conta-me o pessoal que por aqui já andava naqueles anos antes do 25 de Abril, que apesar da falta de espaços adequados, apoios de qualquer espécie, e da repressão que proibia iniciativas culturais, intimidava colectividades e prendia activistas, em Moscavide, apesar de todas as dificuldades, lá iam conseguindo manter uma irregular actividade cultural, por aqui tendo passado alguns nomes de destaque da cultura nacional.

Uma exposição do grande fotógrafo Eduardo Gageiro, felizmente ainda em actividade, e já nessa altura distinguido com prestigiados prémios internacionais, colóquios com Manuel da Fonseca, José Carlos de Vasconcelos e Mário Zambujal, ou as visitas de José Afonso que cantou mais duma vez na então Verbena do Atlético, e de José Carlos Ary dos Santos para dizer a sua poesia no Centro Social e Paroquial, enfim lá iam fazendo alguma coisa em prol do convívio e cultura dos conterrâneos.

Esforçada sucessora daquela época difícil, mas em que a cultura não era esquecida, é agora a Junta de Freguesia de Moscavide, PS, que dispondo de meios como o Centro Cultural, com uma boa sala de espectáculos com 260 lugares, e um orçamento razoável, mantém uma intensa e regular actividade cultural, como pode ver pela Agenda do Centro Cultural (imagem acima), e que já pôs Moscavide no mapa com o honroso título de Capital Regional da Cultura.

(*) Não se trata do site da Junta estar desactualizado, não há mesmo nenhuma actividade cultural, recente ou programada, do Centro Cultural de Moscavide.

5 comentários:

  1. MAS... ESTÁ TUDO EXPLICADO! VOCÊS É QUE NÃO REPARARAM NO CANTO INFERIOR ESQUERDO DO ECRAN ACIMA, NO SLOGAN "MOSCAVIDE: CULTURA EM MOVIMENTO".
    POIS, ENTÃO, É TAL O MOVIMENTO, QUE NÃO CONSEGUIRAM FIXAR UMA AGENDA...?!...

    ResponderEliminar
  2. É verdade Dédé. Nos anos sessenta ajudei a pintar cenários e a encenar peças de teatro levadas a cabo na sala da igreja de Moscavide (o tal centro paroquial), nada que se compare com o actual deserto.

    ResponderEliminar
  3. Do que diz o Dédé a conclusão é que o pessoal da Junta, que tem os meios e a obrigação nada faz, mas a "sociedade civil" que no passado até ia fazendo alguma coisa, num contexto bem mais difícil, agora também não faz coisa que se veja nesta área da cultura popular aqui por estas bandas,

    ResponderEliminar
  4. Só mesmo quem não conhece Moscavide é que diz o que aqui esta escrito. Todos os fins de semana existe diversas actividades em Moscavide e nomeadamente no Centro Cultural de Moscavide. É melhor começarem a vir a rua ver as coisas e não falarem por falar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 23:37, não sei se reparou mas o post é sobre iniciativas culturais.

    Actividades tipo "desfile de moda" ou concursos de máscara de carnaval não entra nessa contabilidade, aliás mesmo essa muito escassa durante a maioria do ano.

    ResponderEliminar