segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Merkel pressiona Irlanda
E será que vai recorrer a argumentos mais persuassivos?


Angela Merkel continua a pressionar a Irlanda para recorrer ao FMI antes da próxima reunião do Eurogrupo em 16 de Novembro, depois de no ultimo Conselho Europeu ter entrado em choque sobre esta questão com alguns lideres europeus e com o Presidente do BCE.

"Jean-Claude Trichet criticou duramente a proposta alemã por considerar que pode afastar os investidores do mercado da dívida europeia, em especial dos países periféricos. E os factos dão-lhe razão. É que desde que foi conhecida a proposta germânica, apoiada também pela França, os juros da dívida pública a 10 anos da Irlanda e de Portugal iniciaram uma escalada acima dos 8% e 7%, respectivamente."

Entretanto o ministro das Finanças irlandês continua a resistir à pressão dos alemães, garantindo que a Irlanda não vai recorrer ao Fundo Europeu e ao FMI.

Será nesta altura do enredo que a Merkel vai ao sótão buscar as bombas V-2 que sobraram dos ataques de Hitler a Inglaterra, e despejá-las na tola dos países a braços com a especulação com a divida publica: Irlanda, Grécia, Portugal, e a antiga aliada Espanha?


2 comentários:

  1. Se continuam a abusar da paciência do pessoal ainda acaba novamente com outra foto duns tipos a pôr a bandeira no, agora reconstruido, Reichstag.

    ResponderEliminar
  2. Ainda deu para juntar qualquer coisinha enquanto andei lá pelas Alemanhas, mas também nunca engracei com os boches.

    ResponderEliminar