quinta-feira, 8 de outubro de 2015

APRECIANDO O MOMENTO DO PAÍS A ENTRAR, FINALMENTE, NA NORMALIDADE DEMOCRÁTICA.


De repente, quando poucos esperavam, um até agora interdito governo de esquerda, irrompe de chofre no campo das possibilidades.

Um governo de esquerda que, a ser, não será provavelmente mais do que um entendimento dos partidos de esquerda para impedir a continuação do descalabro pelo, agora minoritário, governo da direita PSD/CDS.

Um governo de esquerda que não será certamente o fim da Austeridade, da precariedade, do desemprego, mas que pode ser uma inflexão ao rumo suicidário para que os talibans do neo liberalismo e do Tratado Orçamental estão a arrastar o país.

Mas ainda que tudo não passe dum trunfo do PS nas negociações de apoio a um governo PSD/CDS, mesmo assim, pela primeira vez em quase quarenta anos, fica a nu o carácter anti democrático, anormal e aberrante do chamado arco da governação.

Venha ou não a acontecer um governo PS (com ou sem ministros do PCP e do BE), ontem em Portugal assistimos ao enterro do regime saído do 25 de Novembro e entrámos, finalmente, na normalidade democrática que, com todas as conhecidas limitações, ainda vigora no chamado mundo ocidental.

1 comentário:

  1. Tiro o meu chapéu a esta prosa, que sintetiza bem o que vai na alma de muitos portugueses.

    ResponderEliminar