quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por aqui também temos do mesmo
NEGAR ALMOÇO A UMA CRIANÇA, NÃO ACONTECE APENAS NA ESCOLA DE LOULÉ.


Para que haja a consciência de que uma escola deixar uma criança sem refeição não é uma excepção, que não se restringe à escola de Loulé, e que se calhar é pratica mais generalizada do que poderíamos supor, aqui fica o  relato dum caso de que tive conhecimento directo, acontecido faz já algum tempo, aqui na Escola Vasco da Gama do Parque das Nações.

À hora do almoço a mãe duma criança de cinco anos recebe um telefonema da escola Vasco da Gama do Parque das Nações a informar que por falta de pagamento não tinha sido servido o almoço ao filho. Por se encontrar fora de Lisboa a mãe telefonou à avó da criança que de imediato se deslocou à escola onde se deparou com a cena degradante do neto, cinco anos, sentado sozinho numa mesa à parte, a ver os outros colegas a almoçar e, se calhar, com o apetite que sempre se aguça quando estamos com fome e vemos os outros a comer, a perguntar para os seus botões porque é que que o estavam a tratar daquela maneira.

Como é habitual nos casos em que alguém faz asneira da grossa, a desculpa foi de que eram ordens, e só depois de feito o pagamento é que serviram a refeição à criança. Acontece, o que para o caso nem sequer acho relevante, que até nem havia qualquer atraso no pagamento, o pai tinha em seu poder o recibo do pagamento adiantado das refeições dessa semana, que por um qualquer erro administrativo não ficou registado no cartão magnético do aluno.

Numa altura em que tantas famílias vivem situações dramáticas, é ainda mais imperioso e urgente que o Ministério da Educação faça chegar às escolas ordens claras de que ninguém, por nenhum motivo, seja por falta de pagamento ou de pagamentos em atraso, pode negar a refeição a uma criança.

No post do 5Dias Porque a barbárie contra as crianças é assunto de todos faz-se o apelo para que todos participemos no protesto junto das entidades responsáveis, para que casos deste não voltem a acontecer, nunca mais.

4 comentários:

  1. Se o filho fosse meu o responsável pelo erro administrativo pagaria bem caro!
    Näo se sabe quem foi? Pagaria quem deu a ordem, que é quem deveria ter fiscalizado!

    ResponderEliminar
  2. Prontos, é sempre a mesma cena, quem se lixa é o mexilhão. Então ao Zurupa não lhe parece que quem se devia lixar era quem deu a ordem de não dar almoço às crianças filhas de pais, alegadamente, caloteiros?

    Um erro administrativo qualquer um pode cometer, mas dar ordem de penalizar uma criança por causa da falta dos pais, faz lembrar o Marquês de Pombal a limpar o sebo à família inteira dos Távoras, por um dos Távoras ter, alegadamente, conspirado contra o Dom José.

    Ou a história do lobo e do cordeiro: se não fostes tu, foi o teu pai, e estás feito ao bife na mesma.

    ResponderEliminar
  3. Mas vocemece leu o que acabou de publicar?
    Entramos na era de publicar absurdos com um moral da historia que toda a gente segue sem que se leia sequer a noticia e se compreenda?
    Realmente estranho. Realmente triste.

    Conte-me la.
    A crianca ficou numa sala a' parte ou no refeitorio com as outras criancas? Entao como e' que ficou a ver os outros comer (ou isso e' uma figura de estilo para assentuar a sua ideia e omitir a verdade?)

    Segundo. A crianca so comeu quando o pagamento foi feito? Mas nao disse que afinal tinha sido um erro administrativo?
    Entao a pobre avo pagou duas vezes?

    3- Tem a certeza que a escola ligou a' hora do almoco? Ou tera' sido desde manha?
    E tem a certeza que o pai tinha pago a semana? 'E que por norma paga-se o mes ou o ano nao 'a semana...
    Alias a outra historia que circula e' deveras diferente. As dividas eram antigas e o aviso de nao ser servido almoco 'a crianca foi dado com um mes de antecedencia..
    Para alem de que o que ficou decidido em reuniao de pais seria nao que a crianca passaria fome mas sim que os pais teriam que ir 'a escola buscar os filhos para lhes dar de comer. Coisa que os pais fizeram 2 horas depois obrigando a escola a providenciar uma bucha para a crianca nao ficar em jejum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Unknown percebeu bem o que lá está escrito, e que as pseudo perguntas que faz são uma forma de tentar desviar a atenção da questão principal, que algumas escolas deixam crianças sem almoço, questão sobre a qual obviamente não tem nada a dizer.

      Mas se de facto não consegue perceber o que lê, o seu problema chama-se analfabetismo funcional. Olhe vá lá ler o post outra vez, de..va..ga..ri..nho como o Gaspar, e vai ver que estão lá as respostas às suas "perguntas".

      Eliminar