terça-feira, 14 de junho de 2011

… e queria ser Primeiro-Ministro!

PORQUE muitos cidadãos têm a memória curta e há factos que convém relembrar, passo a transcrever alguns excertos do artigo de Pedro de Pezarat Correia, de 13 de Junho de 2011, intitulado “Paulo Portas Ministro?”, e que o jornal DIÁRIO DE NOTÍCIAS se recusou a publicar, querendo isto significar que a manápula da censura continua a andar por aí, muito embora o lápis tenha mudado de cor. De cor-de-rosa passou a cor-de-laranja... O título do post é de minha autoria.

«Paulo Portas não deve ser ministro na República Portuguesa.
(…)
Paulo Portas, enquanto ministro da Defesa Nacional de anterior governo, mentiu deliberadamente aos portugueses sobre a existência de armas de destruição maciça no Iraque, que serviram de pretexto para a guerra de agressão anglo-americana desencadeada em 2003.
(…)
A verdade é que Paulo Portas, regressado de uma visita de Estado aos EUA, declarou à comunicação social que “vira provas insofismáveis da existência de armas de destruição maciça no Iraque” (cito de cor mas as palavras foram muito aproximadamente estas). Ele não afirmou que lhe tinham dito que essas provas existiam. Não. Garantiu que vira as provas. Ora, como as armas não existiam logo as provas também não, Portas mentiu deliberadamente. E mentiu com dolo, visto que a mentira visava justificar o envolvimento de Portugal naquela guerra perversa e que se traduziu num desastre estratégico. A tese de que afinal Portas foi enganado não colhe. É a segunda mentira. Portas não foi enganado, enganou. Um político que usa assim, fraudulentamente, o seu cargo de Estado, não deve voltar a ser ministro.
(…)

Um homem que, com tanta leviandade, mente e aborda assuntos fundamentais de Estado, carece de dimensão ética para ser ministro da República. Lamentavelmente já o foi uma vez. Se voltar a sê-lo, como cidadão sentir-me-ei ofendido. Como militar participante no 25 de Abril, acto fundador do regime democrático vigente, sentir-me-ei traído.»

2 comentários:

  1. Como militar de Abril sentir-se-á traído, já como militar do 25 de Novembro acho que se deve sentir justificado.
    Não foi para isto, Portas, Passos & Sócrates, que fizeram o 25 de Novembro?

    ResponderEliminar
  2. É muito importante saber-se a origem das coisas e quem foram os seus agentes, mas chorar sobre o leite derramado, não leva a parte alguma. Sobre o Pezarat Correia, penso que se ele se sentisse justificado não escreveria o que escreveu, e quanto a mim, neste momento, não estou especialmente preocupado em fixar a minha atenção em Pezarat Correia, mas sim em Paulo Portas e na comunicação social, sendo sobre estes que faço recair as minhas apreciações. Sou de opinião que, numa contenda, não se deve perder de vista quem é o adversário principal.

    Fernando Torres

    ResponderEliminar