terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Esqueça o Dow Jones, o PSI 20, as estatísticas do INE e da OCDE. Para saber como vai a Economia o importante é a venda de verniz para as unhas.


Se quer mesmo saber como está o clima económico, então o melhor é olhar para as tendências de consumo da população, e em particular para o grupo constituído pelas mulheres em idade gastadora.

Há dez anos o barómetro fiel para reflectir a recessão parecia ser o índice do bâton: quanto maiores as vendas de batôn, pior a situação económica. Agora a empresa de Estudos de Mercado NPD identificou um outro indicador que parece reflectir com fidelidade o presente descalabro economico.

Quando já não há dinheiro para comprar um vestido novo, ou mais um par de sapatos, a indulgência feminina que resta é um frasquinho de verniz para as unhas made in China. Como nos diz uma pesquisa de mercado da NPD, desde o inicio da Crise de 2008 as vendas de verniz para as unhas nos USA têm vindo sempre a aumentar, tendo nos primeiros dez meses de 2011 crescido 59% em relação a 2010, e a estimativa é que em 2012 a venda de verniz ainda irá aumentar mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário