quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sabe Tão Bem Fingir!


A PROPÓSITO do anúncio do PCP ir apresentar uma iniciativa legislativa para impedir a deslocalização de capitais para o estrangeiro, como foi o caso recente da Jerónimo Martins, detentora da cadeia de supermercados Pingo Doce, ouviu-se ontem à tarde, na sessão plenária da Assembleia da República, o vice-presidente da bancada do CDS-PP e porta-voz do partido, João Almeida, postular uma curiosa solução. Sugeriu ele que para responder a estes encandalosos e imorais (mas legais) transbordos de capitais, e consequententes fugas ao fisco, a iniciativa de penalizar tais acções compete à sociedade civil, isto é, aos consumidores, os quais podem alterar as suas preferências e hábitos de consumo, isto é, abastecendo-se na concorrência, e deixando as lojas do Pingo Doce às moscas.

O deputado João Almeida sabe bem que a sua sugestão é inofensiva, pois ela poderia funcionar e ter efeitos práticos se o cadeia Pingo Doce andasse a vender produtos perigosos para a saúde pública, mas nunca num caso como este. Temos assim o CDS-PP a arrogar-se solidário com a indignação geral, cavalgando uma demagógica e pretensa justiça popular, que no entanto, não passa de um refúgio, furtando-se assim à competente tomada de posição política, a qual exige a mudança das regras deste jogo “imoral mas legal”, em que o capital sai sempre vencedor.

Se a Jerónimo Martins já tinha o lema “sabe bem pagar tão pouco”, prática que se estende também desde os salários indecentes até aos impostos que não paga, vem agora o CDS-PP com esta lenga-lenga despropositada e pseudo-moralista, fingir que está preocupado, mas apenas e só, para que tudo continue na mesma.

2 comentários:

  1. o deputado foi genuino, agora sujeita-se ao costume:levar daqueles que não respeitam que se deixe o "fato" em casa e se fale com o coração...E o seu partido também!...ainda que por motivos diferentes...

    ResponderEliminar
  2. Ser genuíno, neste caso, é fingir que está preocupado, e nada fazer para que tudo continue na mesma.

    ResponderEliminar