sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

USA: E PUR SE MUOVE... Jovens valorizam Socialismo, e Capitalismo é cada vez mais coisa de cotas e de queques.


Numa sondagem a nível nacional nos USA, para testar as reacções a alguns termos usados no discurso politico, a palavra Capitalismo é cada vez menos valorizada, e cresce o numero de americanos que têm uma ideia positiva do Socialismo.

Embora 50% tenham uma postura positiva em relação ao Capitalismo, e apenas 31% em relação ao Socialismo, se se tiver em conta a paranóia anti comunista da direita americana particularmente a partir do fim da década de 40, aqueles quase 31% no Socialismo estão provavelmente acima daquilo que o leitor imaginaria.

E como pode ver no quadro abaixo os números são ainda mais animadores quando desagregados por idade, etnia, e estrato social.


Assim para os de mais de 65 anos, os que viveram os tempos negros da Guerra Fria, da virulenta propaganda anti comunista, das perseguições do MacCartismo, a palavra Socialismo tem uma conotação negativa para 72%, e apenas 13% a consideram positiva.

Já entre os jovens dos 18 aos 29 anos a palavra Socialismo tem um valor positivo para 49%, contra 43% que a consideram negativa. Valores que para a população negra são ainda mais expressivos, 55% positivo, 36% negativo.

Não menos interessante é a forma como é avaliada a palavra Capitalismo, que no geral é considerada positiva apenas por metade da população, e atinge o valor máximo de 68% entre os que têm um rendimento anual superior a 75 mil dolares/ano.

Mas para os que têm rendimentos inferiores a 30 mil dólares/ano, os jovens, e os negros, a simpatia pelo Capitalismo fica claramente abaixo dos 50%, sendo mesmo menos de 1/3 entre os hispânicos.

1 comentário:

  1. São boas notícias que vêm do coração...do capitalismo. Que dão sentido e esperança à luta por um Mundo melhor.
    Obrigado, Brissos, por nos trazeres estas notícias que a verdade oficial e o pensamento único, tentam aprisionar.
    Aproveijo para te enviar um abraço e boas entradas...

    João Pedro

    ResponderEliminar