terça-feira, 1 de novembro de 2011

REFERENDO NA GRÉCIA
Partido Comunista Grego, KKE, denuncia chantagem e exige ELEIÇÕES JÁ.


"Abaixo o governo. Eleições já. Não à descarada chantagem e intimidação ideológica contra o povo. A chantagem não terá sucesso. O anúncio do Primeiro-Ministro sobre o referendo significa que está a ser criado um vasto dispositivo para coagir o povo, através do qual o governo e a UE irão usar todos os meios, ameaças e provocações, a fim de subjugar a classe operária e as camadas populares, para extorquir um sim para o novo acordo.

O referendo a ser realizado com uma nova lei reaccionária, juntando num mesmo saco, embora diametralmente opostas, as posições do KKE, da ND (Nova Democracia) e outros partidos, enquanto a estratégia do governo se identifica com a estratégia da ND, LAOS e seus fantoches.

Eleições já. A classe trabalhadora e as camadas populares devem impor Eleições e recebê-las com mobilizações de massas em todo o país. A sua acção e voto devem punir fortemente o sistema político burguês, e preparar o caminho para o derrubar da politica anti-popular, o poder dos monopólios.

AGORA O POVO DEVE INTERVIR MAIS DECISIVAMENTE.

O KKE exorta os trabalhadores, os trabalhadores independentes, os jovens de Attica para um comício na Praça Syntagma, sexta-feira 4 de Novembro às 18h. O KKE apela a uma aliança que contribua para que o Povo intervenha mais decisivamente no evoluir da situação."

6 comentários:

  1. Além do que dizem, é também de realçar a forma como o fazem. Isto é linguagem que se entende, pelo menos que eu entendo. E gosto.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Brissos.! Só por ti tive conhecimento da reacção do KKE e dos Sindicatos, coisa omitida pela comunicação social.
    Querem aprisonar-nos na teia geral do imperialismo, com o Papandreu ao leme a querer levar o povo grego para o matadouro. A tal história das inevitabilidades...
    Abraço
    João Pedro

    ResponderEliminar
  3. Com ou sem referendo a politica de austeridade da Europa e o empobrecimento dos povos tem de mudar.

    Todavia creio que apesar de toda a pressão para o Povo grego votar sim, tudo leva a querer que o que mais a Europa temeu foi que o Povo grego dissesse não às politicas das troikas, porque parece que o eixo Franco- Alemão não sabia muito bem o que fazer depois,apesar da ameaça da expulsão da Grécia do euro, mas...

    Todavia quem está no terreno pode fazer uma avaliação mais correcta da situação. De qualquer modo a sua decisão se não tinha um forte plano para mudar algo na Europa e, ou na Grécia não se entende.
    Entre nós mereceu um forte repúdio dos políticos de direita, o que, também deve ter algum significado se não lhes interessa, logo...
    andrade da slva

    ResponderEliminar
  4. O Partido Comunista da Grécia é um partido que faz juz ao nome e que não tem medo das palavras. Tem uma visão de classe da situação na Grécia e na Europa,o que hoje em dia é uma raridade.
    As suas posições devem ser seguidas com grande atenção.A língua nem sequer é uma barreira pois o seu site tem uma versão em português que pode ser consultada aqui:http://pt.kke.gr/

    ResponderEliminar
  5. Piteira,
    Obrigado por chamares a atenção, costumo consultar o site em inglês e não tinha reparado que tem uma secção em português, o que é útil para evitar traduções caseiras como a deste post.

    ResponderEliminar
  6. andrade da silva,

    Afinal parece que vai ser sem Referendo. Como diz, não se entende o que é que o Papandreu tinha em mente, se é que tinha alguma coisa.

    Mesmo que hoje consiga a "confiança" do Parlamento, a do Povo já perdeu há muito. E daqui a bocado lá estará de novo, o Povo, na Praça Sintagma ...

    ResponderEliminar