terça-feira, 22 de novembro de 2011

GOOD BYE WILLY!


Depois de duas décadas de social-democrático esforço de adaptação à moda e ditames do neo liberalismo globalizado (3ª Via, choque tecnológico, e tal), em menos de duas semanas vemos sair de cena dois distintos membros, PASOK e PSOE, da família política que desempenhou um papel central na Europa da segunda metade do século XX.

Desiludam-se os que julgam tratar-se duma fase que depois passa, e que tudo poderá voltar ao que já foi. A social democracia dos tempos mais felizes do boom económico e do Estado Social, está morta (ainda que mal enterrada). E o problema principal não é a conjuntura adversa, nem sequer a evidente e deplorável falta de alternativas das actuais lideranças face à nova realidade do capitalismo financeiro globalizado e totalizante.

O problema central é que com o desaparecimento do fantasma que morava a leste, os donos disto tudo já podem dispensar sem problemas os serviços dos seus leais e esforçados junior partners, e preferem entregar a gestão corrente das sucursais diretamente aos seus próprios capatazes: Merkel, Sarkozy, Cameron, Rajoy. Ou aos burocratas de serviço para as emergências: Papademos, Mario Conti, Vítor Gaspar.

Alguns dos partidos da IS pós 2ª Guerra Mundial irão, eventualmente, sobreviver como máquinas eleitorais com um papel, e talvez sucesso, semelhantes ao Partido Democrata dos EUA, mas, inevitavelmente, como realidades cada vez mais a milhas dos partidos de Willy Brandt, Harold Wilson, Mário Soares e Felipe Gonzalez.

Post dedicado aos meus amigos da esquerda do PS, da ala social democrata do BE, e Renovadores.
.

4 comentários:

  1. O senhor agora já está semi-gagá, mas nos seus bons tempos não estou a ver Soares a discutir FOLGAS e ALMOFADAS.

    ResponderEliminar
  2. É impressão minha, ou há por aqui uns laivos de nostalgia?
    Quanto ao resto nem eu diria melhor.

    ResponderEliminar
  3. Um comentário lúcido e certeiro.

    ResponderEliminar
  4. Pois, tenho uma opinião semelhante, a queda da antiga URSS foi, para nós do antigamente chamado Mundo Livre, uma catástrofe pois fez desaparecer o inimigo e está a permitir a exploração desenfreada dos cidadãos que residiam no tal "Mundo Livre" (ver http://cabalas.blogspot.com/2011/09/saudades-da-uniao-sovietica.html), empobrecimento da população, redução das regalias sociais e last but not least, redução da própria democracia.

    Antes que isto tudo descambe numa guerra sem quartel, apetece dizer, volta União Soviética, estás perdoada...

    ResponderEliminar