sábado, 4 de dezembro de 2010

Greves Selvagens

«A "greve selvagem" iniciada ontem ao final do dia deixou o espaço aéreo de Espanha vazio e condicionou vários voos em toda a Europa. Ainda ontem à noite, o Ministério da Defesa espanhol tomou conta do espaço aéreo do país.
Os controladores aéreos reivindicam direitos de trabalho, como o pagamento das horas extraordinárias. A decisão dos 2300 controladores aconteceu depois de o Governo anunciar a privatização da AENA, a gestora aeroportuária espanhola.»

Notícia do jornal PÚBLICO on-line, de 4 de Dezembro 2010

Meu comentário: O assunto não é novo, já tem largos anos, desde que os acontecimentos se verificaram pela primeira vez, mas era bom que se reflectisse sobre o fenómeno das “greves selvagens”, o porquê e como acontecem, já que a questão de quem as controla não se põe, porque dizem que são selvagens, isto é, desprovidas de controlo e sem respeitarem as leis. Nesta questão, os sindicatos, federações e centrais sindicais, deviam dedicar uma atenção especial a este assunto, e informar a opinião pública das suas conclusões, porque se calhar, também lhes cabe alguma responsabilidade no facto de elas ocorrerem.

3 comentários:

  1. Eu acho que isto de greves é como as trutas e o salmão, as mais saborosas são mesmo as selvagens.

    E porque é que o sindicato a tem que a controlar? Afinal a greve não é já de controladores?

    ResponderEliminar
  2. Ah, esqueci-me de dizer que se trata do segundo parágrafo do comentário do Dédé.

    ResponderEliminar