domingo, 10 de abril de 2011

Congressando…

HÁ BOCADO, pouco antes do telejornal da tarde, tinha assistido a um programa da BBC sobre primatas (há tantos! Isto deve ser alguma mensagem sub-liminar!), para logo a seguir, em tempo de “notícias”, ser bombardeado com o “concílio tupperware” do PS (partido Sócrates). Para quem viu as duas coisas, e se for uma pessoa dotada de discernimento e sensibilidade, é óbvio que dará vantagem aos primatas, por duas razões: eles (os primatas) são genuínos, são solidários, não mentem, e esforçam-se por aprender dentro da sua comunidade, e quando surge um conflito, se a solução não lhes agrada, rebelam-se ou desandam... Quanto aos outros, valha-me deus, que sou incréu…

O engenheiro incompleto e demissionário José Sócrates, está formalmente em campanha eleitoral, muito embora, em abono da verdade, isso seja uma coisa em que ele nunca deixou de estar. Os três dias de congresso do PS (partido Sócrates), não passaram de um ajuntamento, de tipo comicieiro, para ver o piloto a exercitar-se, a exibir-se e a manter o aparelho aquecido. Não tem rumo, vai voando assim, ao desbarato, a fazer de conta de ainda está a governar. Em campanha está como peixe na água, e então quando lhe deixam o caminho livre para exibir as suas aptidões e dotes oratórios, onde prevalece o discurso espertalhaço, o ataque, a camuflagem, a evasão, e quando é preciso, recorrendo aos seus dotes de manipulador, também consegue ser patriotão e popularucho, não tem competidor à altura, que o estorve ou consiga agarrar. O general, afinal, não passa de soldado raso, bem temperado, bem embrulhado, mas...
É por estas e outras que o homem não deve ser menosprezado. Seja o povo crédulo ou deprimido, a verdade a isso obriga! Seja assim ou assado, a criatura é genial, ou passou a sê-lo, se tomarmos em consideração que aprende com grande facilidade as vetustas técnicas do embarrilanço, que foi (ou ainda é) assessorado por uma das mais competentes e caras empresas de marketing político e relações públicas do mundo e arredores (pagas, se calhar, do bolso dos contribuintes), e dispõe de um batalhão de secretários e assessores que lhe atende os telemóveis (e apanha os cacos quando o “animal feroz” desperta) até rascunhar os discursos, coisa de fazer inveja ao mais ambicioso dos políticos. E o PS, que eu sarcasticamente passei a apelidar de “partido Sócrates”, deixou-se enredar, anestesiar e ficar cativo daquelas enxurradas de vaidades e enganos, emolduradas com a bazófia da “boyada” (a imagem dos sôfregos leitões não é despropositada) que continua, desenfreadamente, a bater palmas ao gajo que cometeu a proeza de no espaço de seis anos, fazer o possível e o impossível para afundar Portugal, deixando os portugueses nas mãos dos banqueiros, credores e agiotas, e mais recheados os bolsos dos amigos.
Se o problema fosse apenas do PS, eu nem sequer me dava ao trabalho de escrever uma linha sobre o assunto deste comício, porque habitualmente não comento congressos partidários. Mas como o logro em que país caiu, tem a ver com a marca e a assinatura deste PS, o assunto passa a ver com todos nós, e só espero que a minha verve e a tinta não se esgotem, para continuar a prosar toda a minha indignação, venha ela de onde vier.

2 comentários:

  1. Gostei. A saudável ironia está bem aplicada a esse Psocrático partido. Eu achei interessante que o anúncio da candidatura do Fernando Nobre PSD fosse feito depois de terminar o congresso do PS para evitar que se partisse a loiça com os apoios (disfarçados)do PS a Fernando Nobre nas presidenciais.
    Bom trabalho
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Gosto de toda a legenda desta 'imagem' embora os animalzinhos não paguem as culpas por outros 'semelhantes'.
    A todo isto acrescento; OS PORTUGUESES QUE SE ORGULHEM POR TER EM FUNÇÕES PROVISÓRIAS UM PROPAGANDISTA QUE NÃO HÁ IGUAL. OS ''REMÉDIOS'' QUE SÃO INVENTADOS PARA NOS TIRAREM AS ''DORES'' NOS BOLSOS. MELHOR QUE A BANHA DA COBRA... NÃO HÁ.

    ResponderEliminar