quinta-feira, 14 de abril de 2011

Outros Corsários e Flibusteiros

DIZ-NOS a comunicação social que Portugal vai assumir o comando de mais uma missão naval da União Europeia, contra a pirataria no Oceano Índico, junto à costa da Somália, entre as ilhas Seicheles e o Golfo de Áden, com a fragata Vasco da Gama, a qual vai desempenhar as funções de navio almirante. Não é uma missão de soberania na verdadeira acepção da palavra, mas sim uma missão de policiamento e dissuasão, no quadro dos compromissos internacionais da UE, que não se percebe muito bem, porque razão é entregue a um país que atravessa uma grave crise económica e financeira, quando deveria ser ele próprio a refrear os seus ímpetos e envolvimentos em operações desta natureza.
No quadro da actual crise que o país vive, onde parece já não existir verba para pagar atempadamente os próprios vencimentos de polícias e militares, penso que Portugal em vez de andar a consumir recursos e a dispersar-se lá fora, no combate à pirataria, deveria concentrar-se cá dentro, na adopção de soluções para o combate à crise, e sobretudo, na luta contra a corrupção e a extorsão, levada a cabo por alguns conhecidos corsários e flibusteiros de colarinho branco.

1 comentário:

  1. Para apanhar piratas à séria deviam ir ali para os lados da estação do Sul e Sueste, que é onde eles andam esta e na próxima semana.

    ResponderEliminar