quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PAIS EMPENHADOS, NA GASPAR CORREIA


Se para o sucesso escolar contribui positivamente o empenho dos pais na vida escolar dos miúdos, aqui na na zona as perspectivas de trabalho dos mais novos para o ano 2010/2011 são no mínimo animadoras.

Às 18:15 dum dia de trabalho, 18 encarregados de educação (a grande maioria mães mas também alguns pais e avós) duma turma de 22 alunos do 5º ano da Gaspar Correia estão reunidos com a Directora de Turma, como aliás acontece nas salas ao lado com idêntico nível de participação.

Situada na Portela a Gaspar Correia serve também a vila de Moscavide, e mais alguns alunos doutros bairros desta zona do concelho de Loures. Aquela parte da classe média que está melhor na vida, que ainda tem um peso significativo na Portela, está aqui pouco representada, muitos têm os filhos nos colégios cujas carrinhas cruzam as ruas do bairro ao principio e ao fim do dia.

Em contrapartida os países do leste, o Brasil e África têm nesta sala alguma presença. Gente de trabalho, famílias que a emigração separou e agora estão de novo reunidas, miúdos que já cá nasceram, ou outros a viver há muito por estas bandas. A maioria destes novos vizinhos vive em Moscavide, que já em meados do século passado cresceu como terra de acolhimento de gente vinda de fora, especialmente do Alentejo e das Beiras.

Agora é fazer votos para que ao longo do ano, e no meio de todas as dificuldades, que a vida não será pêra doce para os pais que ali estavam na reunião, consigam todos arranjar o tempo e a paciência para assegurar o acompanhamento que os seus filhotes tanto precisam.

Sem comentários:

Enviar um comentário