quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caridades ou Oportunidades?


Como acabar com a pobreza? Com caridades ou com oportunidades? A questão foi colocada pelo JORNAL “i” na sua edição de 23 de Janeiro de 2010, sob o título “E você, o que faz para combater a pobreza?” Entre as muitas respostas dadas por várias personalidades da sociedade portuguesa, todas elas sensíveis e preocupadas com o fenómeno, e cada uma à sua maneira a tentar contribuir para o mitigar, destaco a que foi dada pelo economista Carlos Carvalhas, que naturalmente subscrevo. Disse ele o seguinte:

Em Portugal, a grande mancha de pobreza resulta da má distribuição do rendimento nacional. Aliás, os baixos salários de hoje vão ser as baixas pensões de amanhã, o que é preocupante. A única forma de contornar o problema será melhorar a distribuição da riqueza, através de uma política fiscal mais justa e de uma melhoria dos salários e das reformas… Não pertenço ao grupo dos que acham que o problema se pode resolver através de pequenos contributos pessoais. Acredito, antes, que a única forma de ser combatido é através de políticas mais justas. No meu caso, procuro denunciar, apresentar propostas e continuar a luta.

O facto de já terem passado alguns meses, e muita água debaixo das pontes, as considerações de Carlos Carvalhas, infelizmente, continuam certeiras e actuais, sendo que os seus desejados objectivos, por força da aplicação do ontem divulgado PEC 3, mascarado de orçamento para 2011, nunca serão atingidos, antes pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário