quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O meu condomínio está como o meu país


O MEU condomínio (um microcosmos de 36 famílias) está cada vez mais parecido com o meu país, ou talvez seja o contrário, o meu país cada vez mais parecido com o meu condomínio. Devido à idade (36 anos, tantos como a democracia portuguesa), começa a coleccionar problemas de toda a ordem, em resultado do envelhecimento e do pouco cuidado com que alguns condóminos e as administrações tratam o edifício, pois acham que o seu mundo se limita à sua fracção, portas adentro, onde se fecham a coçar as feridas, e que as partes comuns não lhes dizem respeito.

O resultado é as infiltrações grassarem pelos tectos e paredes, o telhado meter água, os elevadores estarem decrépitos, as bombas elevatórias baquearem, as lâmpadas fundidas dos patamares não serem substituídas, a limpeza deixar muito a desejar, cada um fazer o que lhe dá na real gana e não dar satisfações a ninguém, e isso acabar por se reflectir no ambiente geral, que se tornou de pouco diálogo e notória decadência.

Os condóminos desistiram de se disponibilizarem para integrarem e assumirem as responsabilidades da administração (em versão reduzida, uma espécie de governo do país), e acabaram por aceitar que a mesma fosse entregue a empresas da especialidade (?), todas elas negligentes, incompetentes e que pouco mais fazem que gerir o cardápio das receitas e das despesas, e cobrarem os respectivos honorários. Casos houveram em que se locupletaram com o que não lhes pertencia.

É convocada uma assembleia para aprovar contas, votar novo orçamento e estabelecer prioridades, e por três vezes consecutivas, não foi conseguido um quórum mínimo de 9 presenças, para se tomarem as decisões que a ordem de trabalhos impunha. O desinteresse e alheamento é tão profundo que nem sequer funcionou o habitual sistema de procurações, em que se delega nos poucos mas infalíveis e sempre cuidadosos vizinhos, a legal concretização do mínimo exigível que é a assembleia anual.

Ainda não fizemos nenhum inquérito ou sondagem à população do condomínio (isto se dermos algum crédito às sondagens), mas se tal fosse para a frente, é provável que o resultado não fosse edificante. A maioria não responderia, e os poucos, entre críticos que deixaram de dar o corpo ao manifesto - porque, em tempos passados, sempre foram eles que enfrentaram as crises e taparam os buracos - e os indiferentes, para quem tudo está sempre razoavelmente bem, desde que o tecto não lhes caia em cima, acabaria por reflectir, em miniatura, aquilo em que o nosso país se transformou.

Uma sociedade sem expectativas, não reactiva, meio envergonhada, a acomodar-se e a tentar sobreviver, sem questionar todas as fatalidades e contrariedades que vão surgindo. Enfim, tal condomínio, tal país, um consequência do outro, a roçarem a extravagância.

3 comentários:

  1. Brilhante, mas discordo num ponto chave, no meu entender o teu condomínio não reflecte tanto o país, como uma classe média-baixa e média-média, com um profundo desprezo por qualquer projecto colectivo onde não vá sacar algum, com aquela fé cega de que a privatização tudo resolve, e fechada no seu pequeno mundo com a cabeça enterrada na areia, à espera que a borrasca passe.

    ResponderEliminar
  2. O curioso é que no caso do condomínio as pessoas até nem se reconhecem como proprietários, o que de facto até toca as raias da extravagância.

    ResponderEliminar
  3. Interessante comentário sobre um condomínio. Vou levá-lo às minhas aulas de português. Obrigado!

    ResponderEliminar