quarta-feira, 29 de setembro de 2010

E esta despesa também vai ser congelada, Sr. Ministro das Finanças?
Cinco milhões em carros anti-motim para a PSP.


Teixeira dos Santos anunciou há pouco que já fez um despacho a congelar os investimentos do Estado até ao final do ano. Vamos lá a ver o que vai acontecer à compra de mais carros anti-motim para equipar a PSP, que o MAI e/ou o Governo Civil se estão a preparar para fazer.

O pretexto para a compra deste material, habitualmente usado em cenário de guerra, é a cimeira da Nato, mas provavelmente estão é todos borrados com medo das reacções que as brutais medidas de austeridade há pouco anunciadas pelo Governo, poderão provocar entre o pessoal.

De acordo com o JN, "Dois sindicatos da GNR - a Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG) e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG-GNR) - manifestaram-se ontem "perplexos" com a notícia de que o Ministério da Administração Interna (MAI), recorrendo aos saldos de 2009 do Governo Civil de Lisboa, vai gastar cinco milhões de euros na compra de diverso equipamento de segurança - incluindo veículos antibomba e antifogo, habitualmente utilizados em cenários de guerra e zonas sensíveis - para ser utilizado pela PSP na Cimeira da OTAN, que se realiza no Parque das Nações, em Lisboa, a 19 e 20 de Novembro. "

Os profissionais da GNR adiantam ainda que a compra, sem concurso publico, se trata de uma duplicação de meios já existentes.

1 comentário:

  1. "A GNR tem disponíveis 13 veículos blindados, que usou no Iraque e que estão agora parados nas garagens da guarda, que podiam ser emprestados à PSP para a operação de segurança da Cimeira da NATO. No entanto, conforme noticiou ontem o DN, o Ministério da Administração Interna (MAI) autorizou a compra de seis veículos novos para a PSP, bem como de diverso outro material e equipamento de ordem pública, no total de cinco milhões de euros."
    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1673758

    ResponderEliminar