sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os ciganos que não existem para o Presidente da Câmara da Vidigueira, mas que são uma ameaça para a Câmara da Vidigueira.


O corte do abastecimento de água a um grupo de 16 famílias ciganas que vivem em condições precárias junto às muralhas do castelo, pela Câmara da Vidigueira, deu origem a uma carta de protesto do ERRC - European Roma Rights Centre.

A isto responde o Presidente da Câmara, independente da CDU, esclarecendo que "No meu concelho não há ciganos". Esqueceu-se provavelmente de consultar o site da Câmara onde no Diagnóstico Social não só se informa que a Vidigueira é o "Quinto concelho do distrito de Beja com maior numero de famílias (27) e de indivíduos de etnia cigana (129)", como se encontram várias outras referencias aos ciganos do concelho, por exemplo:



Por me parecerem óbvias, no post não me estendi em considerações sobre as palavras do Presidente da Câmara da Vidigueira, mas depois do que li por aí acrescento:

A frase "No meu concelho não há ciganos, há portugueses”, é uma versão racista e patrioteira do conhecido principio do neo liberalismo "não há sociedade, apenas indivíduos".

Racista, na modalidade covert racism, ou racismo dissimulado (se não há ciganos, não pode haver racismo anti-cigano), que nega a identidade do Outro, a sua tradição e cultura.

Como digo num dos posts referidos, pela minha parte considero os ciganos uma minoria (em processo de aculturação) mas com tradição e cultura próprias, e não partilho da visão, que parece agora dominante, que encara os ciganos basicamente como indivíduos com hábitos duvidosos e comportamentos reprováveis.


Recordo também:

SAPOS DE BARRO PARA AFASTAR CIGANOS.

"Ninguém quer fazer mal aos ciganos em Portugal, mas é verdade que eles nos incomodam; o que a gente queria é que eles não existissem"

10 comentários:

  1. Não foi isso que ele disse, foi isto:

    "O presidente da Câmara da Vidigueira, Manuel Narra (independente eleito pela CDU), foi peremptório quando o PÚBLICO lhe pediu que comentasse a carta. "No meu concelho não há ciganos, há portugueses, [a quem] prestamos apoio para minorar as suas dificuldades [e] a quem exigimos igualmente deveres." O autarca confirmou ter ordenado o corte da água, alegando que a comunidade não a pagava."

    a notícia toda está aqui

    http://jornal.publico.pt/noticia/18-02-2011/camara-da-vidigueira-corta-agua-a-acampamento-cigano-21340861.htm

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    Então não reparou que no post a frase "No meu concelho não há ciganos" tem um link exactamente para a noticia que refere?

    Aliás a frase completa ainda é pior, recorre ao truque dos "portugueses" e dos "deveres" para tentar negar a identidade daquela comunidade.

    Como se diz no post cujo link encontra no final do post: "o que a gente queria é que eles não existissem".

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo que dizes na Adenda.

    Parece que a seguir ao "patriotismo de esquerda" agora temos o "racismo de esquerda", digo eu.

    ResponderEliminar
  4. "A PARTIR DOS REIS CATÓLICOS DE ESPANHA, ESPALHOU-SE PQR TODA A EUROPA O PROJECTO GENOCIDA DE EXTERMÍNIO FÍSICO OU CULTURAL DOS CIGANOS.
    DADA A PERSEGUIÇÃO SISTEMÁTICA, ELES VIVEM NUMA CULTURA DE SOBREVIVÊNCIA, DE INFERIORIZAÇÃO DRÁSTICA E MARGINALIZAÇÃO EXTREMA."
    José Gabriel Pereira Bastos, antropólogo, UNL
    Ler o artigo aqui: http://scr.bi/hb0vPs

    ResponderEliminar
  5. Meu caro letrado.
    Pior do que não entender, é tentar fazer passar os leitores dos seus "post´s" por parvos ou ignorantes.
    Por favor, seja assertivo e faça uma analise correcta das palavras do Presidente, que está a tentar resolver um problema de décadas e só tem "inteligentes" a emperrar.
    Mesmo dando-me tudo não quero que me continuem a chamar cigano.
    Antes a integração e respeito plenos que a misericordiazinha hipócrita atribuída às minorias.
    Reza a Historia, Sr. letrado, que as minorias sempre foram alvo de tentativas de extermínio por serem minorias e as terem mantido afastadas.
    A Vidigueira pode ser o pontapé de saída para a integração plena dos ciganos em Portugal e porque não, na Europa.

    ResponderEliminar
  6. Um tipo a querer opinar e não usar o nome ainda se pode compreender, mas um gajo a fazer-se passar por cigano é mesmo reles, e racista também.

    Então o pseudo cigano da Vidigueira acha mesmo que assim é que "resolvem" o problema? Se Hitler com campos de concentração e câmaras de gás, matando meio milhão, não conseguiu acabar com os ciganos, acha que é cortando-lhes a água ou dizendo que os ciganos são uma ameaça (como lá está escarrapachado no site da Câmara) que vão conseguir? Ou tem para aí outros métodos secretos que não quer dar a conhecer ao pessoal?

    ResponderEliminar
  7. Alegado cigano da Vidigueira,

    Quer mais assertivo* do que isto: "No meu concelho não há ciganos, há portugueses”, é uma versão racista e patrioteira do conhecido principio do neo liberalismo "não há sociedade, apenas indivíduos" ?

    Salazar também se queixava de ter subversivos (o alegado chama-lhes agora "inteligentes") a "emperrar", a impedir o seu esforçado labor "a bem da nação", e partilhava o mesmo rancor ultramontano pelos malandros dos "letrados", os que tinham opiniões e as defendiam.

    Ao contrário do que diz, a história das minorias não foi sempre de tentativas de extermínio, e mesmo que tivesse sido, já é mais do que tempo de deixar de ser.

    A solução para as dificuldades de coexistência com as minorias não deve ser forçá-las a ter de optar entre integração ou repressão. Nem em Portugal, nem na Europa, nem em lado nenhum.

    * assertivo adjetivo
    1 que faz uma asserção; afirmativo
    2 Rubrica: linguística.
    em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo
    3 Rubrica: psicologia.
    que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras
    Dicionário Houaiss

    ResponderEliminar
  8. Alegado cigano da Vidigueira
    O seu comentário não foi publicado. Este post é sobre o corte de água à comunidade cigana que vive junto à muralha do castelo da Vidigueira, e não sobre os seus passatempos predilectos.

    ResponderEliminar
  9. Não entendo esta polémica àcerca dos ciganos. Para mim são portugueses como todos os outros, com iguais direitos e deveres. Conheço vários ciganos e ciganas com quem mantenho relações de amizade. No prédio onde tenho o meu apartamento, vive uma família cigana e outra já saiu daqui porque a Câmara Municipal lhe forneceu uma habitação condigna com renda baixa.Ficámos amigas. O filho mais novo é uma ternura de criança, igualzinho a todas as outras crianças.
    Gostaria de perguntar ao senhor presidente da Câmara da Vidigueira o que faria se fosse visitado pelo meu Presidente da Câmara (Torres Vedras), um cigano, que muito nos honra ?

    ResponderEliminar
  10. UM PRESIDENTE RACISTA!!!
    Não á outra MANEIRA para explicar estas palavra do PRESIDENTE DA CÂMARA DA VIDIGUEIRA!!!

    ResponderEliminar