terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cara Ana Benavente, mas então nunca ninguém lhe disse que a social-democracia sempre foi o sidekick do capitalismo?


No Publico de ontem Ana Benavente faz um retrato arrasador do Governo e direcção do PS, destacando, com toda a razão, a sua submissão ao neo liberalismo triunfante no que, digo eu, não passam de mais uns tristes seguidores da dupla Thachter/Blair, e demais discípulos do "socialismo moderno".

No fundo a social democracia dos nossos dias limita-se a prosseguir, de forma revista, aumentada, e actualizada, a sua vocação original e nunca renegada: a fiel defesa e, quando a deixam, cogestão do sistema capitalista.

Agora claro com consequências mais gravosas para os trabalhadores, pois longe vão os tempos em que o capitalismo, confrontado com a pressão do "perigo vermelho", se via na necessidade de aceitar formas mitigadas de concertação social, e pôr de pé e gerir o, agora em processo de desmantelamento, Estado Social.

Mas nunca é tarde para perceber o sarilho em que estamos (quase) todos metidos, e só faço votos para que Ana Benavente, e outros socialistas que ainda lá andem pelo PS se decidam a agir em conformidade com aquilo que muitos deles sentem, e alguns, poucos, já vão dizendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário