segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O PESSOAL DE DIREITA É MENOS INTELIGENTE DO QUE O DE ESQUERDA
Bem me parecia, mas agora é oficial.


E quando é o próprio Daily Mail de Rupert Murdoch (o gajo da ultra reacionária Fox News) a admitir, ficamos sem margem para duvidar que seja mesmo verdade.

O trabalho, realizado por dois professores canadianos da Brock University, de Ontário, Canadá, utiliza dados de dois estudos efetuados no Reino Unido que avaliaram a inteligência de vários milhares de crianças de 10 e 11 anos, e, mais tarde, aos 33 anos, os inquiriu de novo, entre outras coisas, sobre as suas posições sociais e políticas.

O estudo National Child Development envolveu 4.267 homens e 4.537 mulheres nascidos em 1958, e o British Cohort Study envolveu 3.412 homens e 3.658 mulheres nascidas em 1970.

E a conclusão é que o pessoal de direita tende a ser menos inteligente do que o de esquerda, as pessoas com menor nível de inteligência na infância tendem, em adultos, a ter opiniões racistas e anti-gay, funcionando as políticas de direita como uma porta de entrada do preconceito contra os outros.

Os autores afirmam ainda que as pessoas com inteligência abaixo da média gravitam à volta de pontos de vistas de direita por isso os fazer sentir mais seguros. Por exemplo, entre os menos inteligentes é maior o peso dos que concordam com afirmações do tipo "É preciso sentenças mais duras para os infratores" e "As escolas deviam ensinar as crianças a obedecer à autoridade."

De acordo com o estudo, não é o nível educacional das pessoas, nem o seu estatuto social, que determinam se são ou não racistas – é sua inteligência inata.

"Em termos psicológicos, a relação entre a inteligência e o preconceito podem ter origem na propensão dos indivíduos com menor capacidade cognitiva para apoiar mais as ideologias de direita e conservadoras porque tais ideologias oferecem uma sensação psicológica de estabilidade e de ordem."

Por ultimo o estudo chama a atenção que nem todas as pessoas conservadoras são preconceituosas, e nem todos os preconceituosos são conservadores.

1 comentário: