sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Noticias da Frente
ATENAS PARADA, E DESACORDO NO GOVERNO QUANTO ÀS NOVAS MEDIDAS DA TROIKA.

Photograph: Simela Pantzartzi/EPA

Os trabalhadores gregos iniciaram hoje uma greve de 48 horas em protesto contra as novas medidas que a Troika quer impor à Grécia. Os sistemas de transporte, escolas e empresas foram todos afetados. Em Atenas, manifestantes estão concentrados na Praça Syntagma e entoam slogans para os deputados renunciarem. Confrontos eclodiram, gás lacrimogêneo foi lançado contra os manifestantes, e coktails molotov lançados contra os policias.

Às 12:19, uma nova bomba, esta de natureza politica: George Karatzaferis, leader do partido de extrema direita Laos, que faz parte da coligação governamental com o Pasok e a Nova Democracia, declarou que não vai votar a favor das medidas de austeridade que os credores internacionais insistem que Grécia deve aceitar. Pouco depois vinha o anúncio de que a reunião do Governo para analisar a nova situação está adiada para amanhã.

Por volta das 2 data tarde, a Rueters anunciou que a maior União de Polícia da Grécia ameaçou emitir mandados de captura para os funcionários da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, por estarem a exigir mais medidas de austeridade, profundamente impopulares. Um dos alvos dos mandados seria o nosso conhecido Poul Thomsen.

A Reuters acrescenta que a ameaça é em parte simbólica, pois será necessário que um juiz autorize primeiro tais mandados, mas mostra a profundidade da raiva contra os credores estrangeiros que têm exigido cortes drásticos no emprego, salários e pensões em troca de fundos para manter Grécia à tona.

Informação retirada do Guardian onde pode acompanhar em cima da hora, o que se está a passar na Grécia.

ADENDA
A ALEMANHA QUER A GRÉCIA FORA DO EURO.

1 comentário:

  1. E ainda há quem diga que as Manifestações e as Greves não têm qualquer resultado.
    Aperte-se com os gajos e logo vão ver que mais cedo ou mais tarde, a coisa começa a estoirar por todos os lados.
    E amanhã todos à nossa Frente, às 15h no Terreiro do Povo.

    ResponderEliminar