segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Eurocracia Musculada


«Na reunião do Eurogrupo que se realiza em Bruxelas na próxima segunda-feira, Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, vão poder falar à vontade, sem receio de que a sua conversa venha a ser difundida. 

Os serviços de imprensa do Conselho de Ministros da União Europeia decidiram esta semana aplicar regras mais restritas para a recolha de imagens nos instantes que antecedem o início das reuniões ministeriais, os chamados “tour de table” e suspender durante um mês o acesso à sala do repórter de imagem [da TVI portuguesa] responsável pela recolha das imagens da polémica.» 


Notícia publicada no EXPRESSO on-line de 19 de Fevereiro de 2012

4 comentários:

  1. e acho muito bem! a TVI devia ser banida destas coisas... quebrou as regras e gravou o q não devia gravar. independentemente do conteúdo da conversa, acho uma atitude inqualificável essa de determinados jornalistas poderem fazer o que quiserem para terem audiências. postei sobre o assunto no meu ARTE CERTA... saudações!

    ResponderEliminar
  2. Então os jornalistas estão lá para quê? Se não querem que se saiba o que lá se passa, assumam, e não os deixem entrar.

    Mas enfim, como podem ver, ainda há por aí quem defenda a Censura...

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente que os jornalistas possam gravar!
    1º porque há liberdade de expressão.
    2º O povo não precisa de saber apenas o que convém aos senhores ministros.
    3º Os jornalistas se podem lá estar, têm o direito de transmitir e publicar aquilo que acharem importante.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  4. Já conhecemos as conferências de imprensa sem direito a perguntas. Agora passamos também a ter as tomadas de imagens à volta da mesa - onde os eurocratas nos tratam da saúde - mas apenas para nos mostrarem os bonecos a mexer e aos beijinhos, e na melhor das hipóteses, a lermos os lábios dos ditos.
    Conforme diz o DIAMANTE NEGRO, se os jornalistas lá podem estar, pois têm o direito de transmitir e publicar aquilo que acharem importante nós sabermos. Se há quem mande às urtigas a auto-censura, ou se disponha a forçar as regras impostas, esse é um risco que os jornalistas que se prezam correm. Mas atenção, é só no momento de serem editadas as imagens recolhidas pelo operador de câmara, antes de irem para o ar, que pode ou não ser "apagado" o audio, logo isso é da exclusiva responsabilidade dos redactores e editores da operadora, neste caso a TVI. Neste caso foi "castigado" o reporter de imagem "desobediente", e não a operadora TVI, pois mantém-se o péssimo hábito de ser o mensageiro quem paga as favas, e não o autor da mensagem.

    ResponderEliminar