segunda-feira, 23 de abril de 2012

Adão Barata, as pessoas primeiro


A Junta de Freguesia de Camarate promoverá na próxima quarta-feira, dia 25 de Abril de 2012, às 11 horas, na Urbanização do Parque das Oliveiras, em Camarate, uma homenagem, toponímica, ao Eng. Adão Barata.

Não posso deixar de me regojizar com a iniciativa e aplaudir a Junta de Freguesia e, em particular o Presidente Arlindo Cardoso.

É uma circunstância a que me associo entusiasticamente, porque não esqueço a promessa que eu próprio fiz publicamente de "procurar fazer justiça" à sua memória e legado político.

Recordo não poucas vezes - quando olho para o panorama político local e nacional - que tive o grato privilégio de trabalhar com Adão Barata na Câmara Municipal de Loures, para além do que partilhámos pessoalmente nos anos em que nos viamos diariamente, várias vezes ao dia e a qualquer hora.

Efectivamente, permito-me considerar que o Comendador Adão Barata foi um político "fora de tempo" e, provavelmente, "fora de contexto". De facto, alguém com os seus valores, os seus princípios e a sua conduta, em todas as circunstâncias, constitui negação dos canones políticos e partidários vigentes.

Profundamente humano e intrinsecamente humanista, o slogan "as pessoas primeiro" deve aplicar-se-lhe como a sua identidade política primeira, em nada se aparentando ou confundindo com aqueles que o usaram ou usam como expressão eleitoralista e demagógica.

De resto, acredito que Adão Barata perdeu as eleições quando era Presidente do Município, porque não aceitou fazer, naquele momento eleitoral, o que precisava ter sido feito para obter sucesso. Ser genuíno, fiel a si próprio e dar a primazia aos interesses das pessoas, obstaram a que fizesse uso de alguns truques eleitorais, que embora legítimos e frequentemente utilizados, não se coadunavam com a sua forma de estar e ver o mundo.

Competente e de honestidade a toda a prova, "pecava" na sua inabalável crença nos homens, que inúmeras vezes lhe retribuiram com injustiças, desfaçatez e até desrespeito.

Selava compromissos com um aperto de mão ou com as conceituadas palmadas nas costas com que brindava homens ou mulheres com quem se cruzava ou trabalhava. Tudo fazia por honrar os compromisso que assumia, dos mais singelos aos mais complexos.

Se houve alguém que o Concelho de Loures mereceu ter como Presidente da Câmara, foi o Eng. Adão Barata.

A sua constante preocupação com o bem-estar dos municípes, impunham-lhe um incansável regime de trabalho, uma dedicação invejável, uma disponibilidade permanente, a reflexão constante, a empenhada audição de opiniões sobre o que fazer e como fazer.

O seu exemplo de homem e político, está a uma distância astronómica do que vulgarmente por aí podemos ver. Adão Barata nunca teria aceite - na sua natural humildade - que lhe tivesse sido atríbuido um topónimo, mesmo que tivesse realizado um acto heróico invulgar, muito menos numa qualquer tola manifestação de injustificada vaidade pessoal e oportunismo.

Dedicado como poucos ao seu partido, de que foi membro do Comité Central, alheio a obscuros manobrismos partidários e, ideológicamente convicto, opôs-se internamente a purgas, afastamentos injustos e despropositadas punições disciplinares que apoucavam o debate de ideias, desrespeitavam os estatutos e ridicularizavam os princípios partidários. De novo e como sempre, o principio de "as pessoas primeiro", determinou o seu afastamento pouco ético do orgão de direcção partidária, pelo intolerante grupo detentor do poder.

A louvável iniciativa da Junta de Freguesia de Camarate, homenageia o homem, o lutador, o devotado e digno servidor da causa pública. Homenageia o humanista e por seu intermédio as pessoas que hoje, como nunca antes após o 25 de Abril - cujo aniversário se celebra - sofrem e estão à mercê de potencias estrangeiras, subservientes governantes e desenfreados interesses financeiros que promovem o retrocesso civilizacional, a sobre-exploração, a pobreza e a deseducação, que negam o inalienável direito ao trabalho com direitos, o desenvolvimento, a cultura e a saúde, que aviltam a independência e a dignidade nacional.

A justa homenagem ao Eng. Adão Barata é por isso também um grito de inconformismo e revolta. De oposição ao rumo do país e do Município. É um combativo reafirmar "AS PESSOAS PRIMEIRO", 38 anos após Abril das esperanças mil.

Falta agora, na minha opinião, o nascimento do "Centro de Impulso ao Desenvolvimento Adão Barata" que promova a análise e estudo das oportunidades do Concelho de Loures no contexto metropolitano, nacional e, mesmo, internacional, em ordem à promoção de um desenvolvimento sustentável nos domínios económico, ambiental e cultural, tendo como fim ultimo o bem-estar dos cidadãos e proporcionar um futuro digno, livre, democrático, formado e informado às novas gerações. 


8 comentários:

  1. abraço, Rui.
    excelente texto e uma belíssima homenagem.

    que vivam nossos mortos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas bonitas palavras. Abraço forte e sentido!

    ResponderEliminar
  3. Bonitas e merecidas palavras. Tive o privilégio de privar com esse Senhor e o Adão era isso tudo e muito mais, era um amigo do coração. Bem hajam.
    Josefina Capinha

    ResponderEliminar
  4. Que bela homenagem, muito merecida, a este Senhor que tive o privilégio de conhecer, uma pessoa honesta e sempre amigo do seu amigo, pude também verificar o seu trabalho no município onde resido, Loures, por isso assino por baixo em tudo o que foi escrito pelo Sr. Rui Pinheiro, muito obrigada, onde quer que estejas Adão, um grande beijinho. E um beijinho para toda a família. Ana Catarina Capinha.

    ResponderEliminar
  5. Tenho vários momentos com o Eng Adão Barata, como adversário politico e com as suas palavras de reconhecimento e de amabilidade com que sempre tratou a nossa relação de adversidade politica. Recordo em particular alguns episódios de carácter politico, outros muito mais pessoais, dos pessoais lembro dois que marcam bem o bom humor e o seu carácter, 1ª há uns sete anos encontrei a minha filha a falar ao telemóvel com alguém, achei estranho, ela estava a brincar com o telemóvel e falava, pensei que estava desligado, mas comecei a ouvir a responder e a rir, peguei no telemóvel era o Adão Barata, a minha filha tinha ligado para o então primeiro numero da minha lista (hoje ao lembrar a historia dei conta que não apaguei o seu numero) pedi desculpa e ele disse: não tem problema já não é a primeira vez, pior tinha sido aquela vez em que lhe ligaram pelas 4 de manhã que estavam à espera dele para ir para a caça, e respondeu que nem era caçador só então a pessoa entendeu que tinha ligado para o 1º numero da lista por engano. rimos com a situação e acabamos a nossa conversa a rir. 2ª historia em finais de Abril de 2008 ou inicio de maio de 2008, com bem mais que se preocupar do que comigo, telefonou-me disse me palavras que nunca esquecerei, elogiou me como não esperava e desejou me as maiores felicidades para o que desejasse para o futuro, foi um telefonema que me deu enorme alento num momento que estava a ser muito duro para mim, e o dele era bem pior (eu lutava pela vida do dia a dia ele lutava cada dia pela sua vida) foi a nossa ultima conversa, em Agosto desse ano Adão Barata partiu para sempre. Mas deixou a marca , muitos outros episódios foram essencialmente politicos e ficaram (ou ficarão para as minhas memorias se um dia chegar a tempo das escrever). A homenagem da Junta de Freguesia de Camarate foi merecida.
    Pedro Cabeça

    ResponderEliminar
  6. Não acredite, não diga, nem escreva "que Adão Barata perdeu as eleições". As eleições perderam-se nos anos que o antecederam entregando o que tantos sacríficos custou à FEPU, à APU e aos anos iniciais da CDU. Não acredite, não diga, nem escreva: Adão Barata, Rui Dantas Ferreira, José Gouveia e Severiano Falcão - nomeio os que partiram e fizeram parte dos executivos - tudo fizeram para que as eleições não se perdessem! E centenas de trabalhadores a seu lado!

    ResponderEliminar
  7. Bonito texto, só podia! O Adão era uma pessoa e um político excecional. Um político em quem se podia confiar. Um político que nos olhava (a nós e a todos) nos olhos, sem nada a esconder, sem nada nada na manga. Sincero, honesto, um amigo. Um presidente próximo de todos. De quem quantas vezes nos lembramos no dia-a-dia...
    A falta que nos fazem os seus abraços, a palmada nas costas, os beijinhos, a atenção que nos dava e o sorriso. E os olhos, claro. Lindos e transparentes.
    Homenagens merecidas. Parabéns.

    ResponderEliminar