quinta-feira, 7 de junho de 2012

IMBRÓGLIO NA FRONTEIRA LISBOA LOURES
Então os deputados do PSD e PS nem se dão ao trabalho de ver no que votam?

Área de Lisboa (a castanho) a passar para Loures na moção aprovada pelo PSD na AF da Portela.

Para além da polémica anexação de parte do território de Moscavide e Sacavém para a nova freguesia do Parque das Nações, a lei da Reorganização Administrativa de Lisboa aprovada no passado 1 de Junho na Assembleia de República inclui ainda outra alteração à fronteira entre Lisboa e Loures, na zona das freguesias da Portela e Moscavide.

Assim,  com a proposta de alteração conjunta do PSD e PS de 31/5/2012, a Norte, o limite entre Loures e Lisboa passa a ser a Alfredo Bensaúde (artº 9 alinea x), em vez da antiga Estrada de Circunvalação (artigo 8º alínea v) do projeto original de 15/12/2011), o que implica a passagem para Loures dum pequeno bairro entre a Praça José Queiroz e a rotunda do Pingo Doce, dos terrenos do Laboratório Militar e do bairro social Alfredo Bensaúde onde se encontra a sede da GEBALIS, empresa municipal de Lisboa.

Vem agora o inefável Costa dar o dito por não dito, que afinal se trata dum erro. Talvez para um deputado do distrito de Bragança as fronteiras entre Loures e Lisboa nada digam. Mas para os deputados destas bandas, como o senhor Pedro Farmhouse, simultâneamente deputado do PS na AR e Presidente da Assembleia Municipal de Loures, não seria natural darem pelo erro? Ou será que os deputados do PSD e PS se limitam, sem sequer ler, a aprovar tudo o que o partido lhes manda?

Mas a versão de que se tratou dum erro levanta outra pequena questão. Como já aqui tínhamos referido na Essência, o PSD da Portela fez aprovar na Assembleia de Freguesia da Portela, em Março deste ano, uma Moção que propõe exactamente a mesma alteração à fronteira entre Loures e Lisboa, do que a constante da alteração ao Projecto de Lei introduzida pelo PSD e PS no dia 31 de Maio e votada favoravelmente pelos dois partidos no dia 1 de Junho (ver mapa acima).

Coincidência? Gato escondido com o rabo de fora? O prezado leitor julgará segundo o seu melhor entendimento.


Adenda
Desafia-me o leitor Pedro Cabeça a descobrir um erro na definição dos limites entre a nova Freguesia do Parque das Nações e as Freguesias de Moscavide e de Sacavém. E não é que os  senhores deputados do PSD e do PS, autores da alteração, se esqueceram (ver artigo 9º alínea aa) de dizer qual é o limite? Tanto pode ser o Passeio do Tejo, junto ao rio, como a linha dos comboios, o eixo Norte Sul, ou Oceano Atlântico, sei lá. Como diz o Povo cadelas apressadas parem cachorros cegos.

4 comentários:

  1. Cumplicidade? Manobrismo? Cabotinice? Astúcia? incompetência? Negligência? Tudo é possível com esta gente!

    ResponderEliminar
  2. Alguns jornais referem que o alegado ERRO tem a ver com os limites da freguesia dos Parque das Nações.
    ERRADO. Como se pode ver num dos links do post o alegado ERRO tem a ver com os limites da freguesia dos Olivais:

    "x) Olivais – os seus limites confrontam: a Sul – Av. Marechal Craveiro Lopes, Av. Marechal Gomes da Costa; a Nascente – Av. Infante D. Henrique, Praça José Queirós; a Norte – Limite de Concelho, Av. Dr. Alfredo Bensaude; a Poente – Av. Santos e Castro (projectada);"
    (artigo 9º da Lei).

    ResponderEliminar
  3. Caro Eduardo Brissos, sem querer ser advogado do diabo,salvo seja, mas unicamente porque gostaria de contribuir com factos que certamente não deu conta, não acredito que seja propositado o erro demagógico,1º a verdade é que o Deputado e presidente da Assembleia de Loures detectou o erro, mais detectou outros erros também, alem de que votou contra e apresentou declaração de voto onde consta a identificação dos erros, convém repor a verdade dos factos, aliás como é publico no proprio dia da Votação o Presidente da assembleia de Loures anunciou que iria convocar uma assembleia extraordinária sobre o assunto. Mais, existe também um erro que pelos vistos o sr ainda não detectou. Mas desafio- o ao exercício que certamente o fará rir, veja lá qual é a fronteira Poente da pretensamente criada freguesia do Parque das nações. Por isso meu caro veja lá o que está errado. efectivamente a pergunta fica no ar como é que um texto com 4 artigos apenas pode ter tanto erro.

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro, de facto aquele limite a Poente é mesmo para rir. Só define o limite entre o Parque das Nações e os Olivais e deixa em aberto o limite entre o Parque das Nações e Moscavide e Sacavém. Que tanto pode ser o Passeio do Tejo, junto ao rio, como a linha do Norte, o eixo Norte Sul, ou Oceano Atlântico, sei lá. Como diz o Povo cadelas apressadas parem cachorros cegos.

    Quanto à duvida que levanto no título do post, se os deputados do PSD e do PS leram a proposta antes de votarem, diz o Pedro que "a verdade é que o Deputado e presidente da Assembleia de Loures detectou o erro". Quando, antes de votar? E se detetou o erro, porque não avisou os colegas de bancada? Ou avisou e eles estiveram-se borrifando?

    E seria mesmo a alteração do limite entre Lisboa e Loures para a Avenida Bensaúde, introduzida na alteração conjunta do PS e PSD de 31/5/2012, véspera da votação, um erro? Até agora ainda não dei conta de nenhum dos subscritores da proposta de alteração vir explicar o que de facto sucedeu.

    ResponderEliminar