quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apelo aos estudantes de Coimbra
(a propósito das manobras provocatórias a pretexto da defesa do património da Universidade)


"Que os estudantes de Coimbra - as duas dezenas de milhar de estudantes que não foram ontem à escadas monumentais protagonizar um triste espectáculo de arruaça e provocação política, e mesmo os que foram, pensando que estavam bem intencionados - reflictam sobre este acontecimento, sobre o que ele significa, sobre a História da Academia e sobre o papel da Associação Académica que é suposto representá-los.

(...)

É natural que alguns dos que estiveram ontem envolvidos na provocação à CDU não saibam a história toda daquelas escadas e da luta estudantil em Coimbra (antes e depois do 25 de Abril, antes e depois das lutas das propinas). Mas faço um apelo, que se informem e concluam que pintar as escadas monumentais com slogans que defendem os estudantes e o ensino superior público gratuito e de qualidade foi um profundo acto de respeito! Não para com as escadas, que são pedras, mas para com aquilo que de melhor já lá se passou, para com a Universidade, para com os estudantes, para com a Academia e para com a cidade de Coimbra. Foi um acto de propaganda legítima, mas também uma homenagem!

E foi também um grito de alerta para chamar a atenção que a política não passa apenas na televisão, como uma qualquer novela. Que a política é criatividade, é esforço pessoal, é generosidade e pode e deve ser feita por todos!

Aos estudantes e às gentes de Coimbra fica o apelo: reflictam… reflictam se vale a pena tentar calar aqueles que não se resignam à política espectáculo, à política “plástica” desprovida de ideias, ideais e sonhos.

Reflictam se é nos que insistem – como a CDU - num método de propaganda legal e legítimo, que está referenciado nos anais da História da Universidade de Coimbra e que inclusive faz parte do acervo que agora é candidato a património mundial, que está o perigo de destruição do património da Universidade, dos Estudantes, da AAC e da bonita cidade de Coimbra."

Ângelo Alves - 25.05.2011 (Texto integral e mais fotos no FaceBook)


ADENDA
A CDU COIMBRA no FaceBook informa que a Comissão Nacional de Eleições já emitiu um Parecer sobre este caso, em que entre outras considerações cita o o artigo 139.° da Lei n.° 14/79, de 16 de Maio:
"Aquele que roubar, furtar, destruir, rasgar ou por qualquer forma inutilizar, no todo ou em parte, ou tornar ilegível, o material de propaganda eleitoral afixado ou o desfigurar, ou colocar por cima dele qualquer material com o fim de o ocultar será punido com a pena de prisão até seis meses e multa de € 4,99 a € 49,88”

2 comentários:

  1. A política também se faz, principalmente, na rua. E aos que o tentam impedir sai-lhes o tiro pela culatra, como está a acontecer neste caso

    Divulgar é preciso!

    ResponderEliminar
  2. Se eles tivessem ido a Almada logo veriam como uma cidade pode estar (sempre esteve) pichada e logo tirariam a conclusão...

    ResponderEliminar