segunda-feira, 14 de outubro de 2013

HOJE, 14/10/2013, ÀS 21:30 NO AUDITÓRIO DA IGREJA DA PORTELA, TOMADA DE POSSE DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE MOSCAVIDE E DA PORTELA.


Hoje, 14/10, às 21:30 no auditório da Igreja da Portela tomam posse os órgão autárquicos da União das Freguesias de Moscavide e da Portela, cuja Assembleia de Freguesia integrará 6 representantes do PSD, 5 do PS, e 2 da CDU.

As eleições foram ganhas pelo PSD que partindo em aparente posição de desvantagem, cerca de menos 200 votos do que o PS no somatório das duas freguesias em 2009, teve agora para a nova união mais 1000 votos do que o PS, que ficou em 2º lugar. A CDU ficou em 3º lugar, embora no que se refere a Moscavide passe de 3ª a 2ª força politica, à frente do PSD.

Mesmo sem ter acompanhado de perto estas eleições, não é difícil perceber que o sucesso de Manuela Dias, entre 2009 e 2013 Presidente da Freguesia da Portela, e a partir de hoje da União das Freguesias de Moscavide e da Portela, tem uma forte componente local e pessoal.

Ignorando completamente que foi o PSD o principal responsável pela união forçada das freguesias de Moscavide e Portela, medida rejeitada pela grande maioria dos moradores das duas freguesias (e que surpreendentemente não foi tema da campanha), e a politica anti trabalhadores e anti popular do PSD ao longo dos últimos 2 anos, e que noutros locais lhes foi fortemente penalizadora, em Moscavide e Portela o PSD acaba por alcançar uma, em principio, inesperada vitória.

Para isso muito deve ter contribuído a forte penalização do PS resultante da associação de Daniel Lima, e respectiva família Lima, àquilo que muitos consideram ser o nepotismo, compadrio, e despesismo, que caracterizaram os últimos 12 anos de gestão PS na Câmara de Loures e nas suas freguesias no concelho.

Capitalizando a seu favor a boa imagem da Portela, resultante em larga medida das boas condições urbanísticas da freguesia e dos agradáveis arranjos dos seus espaços verdes (que vêm do tempo da presidência de Adão Barata, CDU, e completados na anterior gestão de Carlos Teixeira, PS), Manuela Dias desenvolveu ainda ao longo da campanha uma incansável actividade de contactos pessoais nas duas freguesias, e muito em particular em Moscavide, que muito deve ter contribuído para aquela saborosa vitória.

Neste inicio de mandato, saudando a nova equipa dirigente da Junta de Freguesia, e os representantes na Assembleia de Freguesia, e em particular Patrícia Gonçalves, da CDU, estreante nestas andanças e que teve o meu voto nestas eleições, gostaria de deixar aqui dois pedidos aos eleitos: primeiro que as várias forças politicas façam um esforço para se entenderem, não há uma maioria absoluta; e segundo que não aceitem a união de Moscavide e Portela como facto consumado para todo o sempre, quer mantendo em funcionamento todos os serviços virados para o publico das duas anteriores freguesias, quer continuando a luta para pôr termo a esta aberração administrativa de juntar à força aquilo que a grande maioria quer que continue autónomo.

1 comentário:

  1. Apesar das muitas especulações nas redes sociais sobre eventuais entendimentos partidários, dado não haver maioria absoluta, o certo é que a JF e a mesa da AF hoje eleitos têm apenas elementos do PSD.

    ResponderEliminar