sexta-feira, 23 de março de 2012

Lei de Extinção de Freguesias
PSD DA PORTELA QUER ANEXAR TERRITÓRIO DE MOSCAVIDE E DOS OLIVAIS.

Anexo com a anexação proposta pelo PSD da Portela

O PSD da freguesia da Portela considera que a Lei da Extinção das Freguesias do Governo PSD/CDS é boa... para os outros. Já para a Portela diz que quer um regime de excepção que permita fugir aos alucinados (Mota Amaral dixit) critérios definidos na lei.

Entretanto, e fazendo de conta que isso pode ajudar a salvar a freguesia da Portela da morte anunciada, o PSD Portela aprovou na Assembleia de Freguesia de 13 de Março de 2012 uma Moção onde, quiçá inspirado no 13 de Março de 1938, propõe o Anschluss de parte das vizinhas freguesias de Moscavide e dos Olivais.

A moção, que inclui em anexo o mapa acima, não explica como é que o PSD da Portela se propõe levar a cabo as referidas anexações, nem em que medida isso poderia contribuir para a não extinção da freguesia da Portela.

Ou será que o PSD, tal como afirma no site da Junta de Freguesia, acha mesmo que a Portela tem mais de 20 000 habitantes? Ou que a anexação de mais uns escassos milhares de habitantes salvaria a freguesia do cutelo da extinção?

Acontece que a Portela, segundo o Censo de 2011, tem 11 809 habitantes o que, mesmo com a anexação proposta, a deixaria ainda muito distante do critério do mínimo de 20 000 habitantes por freguesia urbana. Acontece também que, de acordo com a lei (pag.8), no concelho de Loures as 13 freguesias urbanas teriam de ser reduzidas a 6. Acontece ainda que a Portela é, das referidas 13 freguesias urbanas, a 8ª em numero de habitantes.

Se o PSD da Portela está mesmo contra a extinção da freguesia da Portela, o melhor será deixar-se de manobras de diversão como a anexação de território de Moscavide e dos Olivais, e tomar uma posição clara contra uma lei que é má para os habitantes da Portela, como é má para as populações de milhares de outras freguesias do país.

Ver também:

ARITMÉTICA DA EXTINÇÃO DE FREGUESIAS NA ZONA ORIENTAL DO CONCELHO DE LOURES.

Câmara de Loures rejeita extinção de freguesias
PORTELA ENTRE AS FREGUESIAS ATINGIDAS PELO PROJECTO PSD/CDS.

6 comentários:

  1. Vergonha é coisa que não lhes assiste...

    ResponderEliminar
  2. Caro Brissos:

    Visto e homologado.
    Divulgue-se.

    João Pedro (membro da AMP)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Moscavide :(

    ResponderEliminar
  4. a questão aqui é simples..a Portela está rodeada de esquerda...sempre foi muito desconsiderada pela camâra de Loures que não faz absolutamente nada pela freguesia..ora em bom português a Portela está rodeada da comunagem de Moscavide e Loures e dos socialistas de Lisboa..é perfeitamente compreensível que sendo a Portela tão avessa a essas ideolgias se queirar demarcar.

    ResponderEliminar
  5. A Portela está rodeada de esquerda, e até tem esquerda cá dentro: olhe, habitue-se.
    E antes "comunagem" que fascistagem.

    ResponderEliminar