quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O 11 DE SETEMBRO FOI HÁ 40 ANOS


Foi no reduto sul de Caxias que, faz hoje 40 anos, soube estar a decorrer um golpe militar no Chile. Os pides andavam exultantes e em competição cerrada para me revelar os pormenores mais desmoralizadores das noticias que iam chegando do golpe fascista.

Embora há quase dois meses sem contacto com o exterior, em regime de isolamento, sabia, ou julgava saber, da tradição democrática do exército chileno, do grande apoio popular às medidas de carácter socializante do Governo de Salvador Allende, e achei absurdamente deslocada toda aquela pidesca euforia.

Nada de todo o ódio fascista que ali despejavam sobre Salvador Allende e o Povo do Chile me afectou muito e, naquele optimismo próprio dos 20s, até pensei, talvez se lixem, talvez o golpe acabe por desencadear um processo de resistência democrática e popular que isole e derrote as forças mais reaccionárias, e abra caminho ao avanço para uma sociedade mais justa, sem exploradores nem explorados.

Infelizmente, nunca estive tão errado em toda a minha vida.


Nota final:Também a 11/9, de 2001, os ataques às torres gémeas, e outros alvos, vitimaram cerca de 3000 pessoas. Às suas famílias e às famílias dos muitos milhares assassinados pela ditadura de Pinochet, o meu sentido respeito e solidariedade.

2 comentários: