quarta-feira, 4 de maio de 2011

Será que os eBooks, livros electrónicos, vão substituir os livros de papel?


Talvez não duma forma tão drástica como o CD substituiu as cassetes (o que é isso de cassetes? perguntam os leitores mais jovens) mas que daqui a alguns anos, se calhar não muitos, o eBook vai ser a forma mais corrente de ler livros, não duvide. Como hoje usamos o telemóvel, o multibanco, ou uma série de outras traquitanas, que às vezes só complicam.

Claro que continuo a gostar de ler livros em papel, mas também gosto da ideia de meter alguns milhares de livros num dispositivo com pouco mais de 200 gramas que se transporta facilmente no bolso, escolher o tamanho da letra, consultar o dicionário na própria página que estou a ler, ter links como na Internet, escrever uma anotação sem ter de encolher a letra, sublinhar o texto, e depois em qualquer altura apagar as notas e sublinhados sem que fique qualquer vestígio, fazer marcas sem dobrar as páginas, ou consultar o índice, ou as notas, com um simples toque, e voltar à página que estou a ler, com outro.

Se acha isto interessante, e como em tempo de crise é sempre bom pensar duas vezes antes de gastar, sugiro que comece por experimentar um programa, grátis, que lhe permita ler eBooks no seu computador, como o KINDLE ou o STANZA, e só depois, se achar que vale mesmo a pena, dar o passo seguinte, dizer adeus a 139.99 euros, mais coisa menos coisa, e experimentar the real thing.

E livros para ler como é? Aí tenho boas e más noticias. As más são que a generalidade dos eBooks custam, escandalosamente, quase o mesmo que os livros em papel, e que em Português a oferta por enquanto é muitíssimo reduzida. As boas noticias são que em Inglês tem muito por onde escolher, que consegue encontrar eBooks que são autenticas pechinchas (por exemplo as obras completas de Charles Dickens, 60 volumes, por menos de 5 euros), além de muitos outros completamente à borla.

Amanhã num post a assinalar uma efeméride (assim à primeira está a lembrar-se de alguém nascido a 5 de Maio?), deixo-lhe aqui os links para fazer o download de alguns eBooks grátis onde, garanto, poderá aprender alguma coisa de útil para os tempos que correm.

3 comentários:

  1. Qual e a marca desse leitor de 139 euros e onde e que posso comprar um?

    ResponderEliminar
  2. O Kindle com ecrã de 6 polegadas da Amazon custa US$ 139. Com portes e taxas fica à volta dos 139 euros de que falo no post. Pode ver, e comprar, aqui: http://amzn.to/k4aAnI

    ResponderEliminar
  3. Desde momento que não acabem com os LIVROS e com os hábitos de LEITURA, são sempre bem-vindos.

    ResponderEliminar