domingo, 15 de julho de 2012

Círculo (Quase) Perfeito


O MÉDICO H, por não se rever em nenhuma das reivindicações dos seus colegas que trabalham no Serviço Nacional de Saúde, não apoiou a greve dos médicos. E isto porque entende que os serviços de saúde deviam ser todos privados, reger-se pelas leis do mercado, da oferta e da procura, e quanto a médicos e enfermeiros, deviam ser contratados à hora. Disse ele – Não me identifico com eles nem com nenhum dos seus objectivos. A saúde – embora preciosa - é uma mercadoria, um bem transaccionável como qualquer outro. A minha ideia de medicina não tem nada a ver com este folclore!

O MÉDICO H, é um empresário da saúde, e agora já se sabe porquê: é também um campeão nacional das prescrições medicamentosas. Prescreve no seu consultório particular o MEDICAMENTO X, produzido pelo LABORATÓRIO Y, do qual ele é accionista, beneficiando dos respectivos e chorudos dividendos, onde o seu FILHO F é director dos serviços de propaganda médica, aconselhando a classe médica a prescrever o tal MEDICAMENTO X, o qual também é fornecido aos hospitais (ainda) públicos e privados, pelos canais habituais, e onde o mesmo MÉDICO H também dá umas rapidíssimas consultas, mas apenas para poder continuar a prescrever o mesmíssimo MEDICAMENTO X, que também é vendido pela FARMÁCIA Z, em que ele também é parte interessada, muito embora pela entreposta pessoa da sua proprietária, a sua honorável ESPOSA M.

O médico H (que distraidamente fez o juramento de Hipócrates), mais o medicamento X produzido pelo laboratório Y, o seu filho F, a farmácia Z e a sua esposa M, são um círculo (quase) perfeito. Como é fácil de ver, o que ele NÃO quer é um Serviço Nacional de Saúde, mas SIM um Negócio Particular de Saúde. Só estou a falar do círculo, mas se falarmos da espiral que lhe anda associada, o problema ainda é mais complexo. Na dúvida, perguntem ao executivo bancário, agora ministro da saúde, Paulo Macedo, que ele sabe como é.

1 comentário:

  1. Bom exemplo.
    Enquanto se vai reduzindo o SNS o negócio da saúde vai prosperando tendo como cliente o próprios SNS.
    No dia em que tivermos um verdadeiro Ministro da Saúde muita desta trama vai ser desmascarada.

    ResponderEliminar